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Assistência » Assistência Técnica WINCODE

Como solicitar uma assistência Informática?

Assunto: Como solicitar Assistência Técnica WINCODE?

 

Necessidades:

Há uma crescente dependência entre as empresas e o mundo tecnológico. Esta constatação é cada vez mais evidente, em algumas situações torna-se mesmo fulcral e essencial ao funcionamento destas.

É justamente aqui que entram os técnicos e profissionais com formação técnica adequada, prestando os serviços necessários que mantêm esse elo forte e em caso quebra, o consertar de imediato.

 

Normalmente a motivação para efetuar estes contratos é baixa e subvalorizada, quase sempre considerada desnecessária e um gasto possível de cortar.

 

A paralisação de uma empresa por causa de uma quebra na rede de computadores, uma falha no servidor, uma avaria nos equipamentos, etc. pode causar prejuízos incalculáveis, quebras de produtividade, aumento do stress dos funcionários e até uma eventual perda de negócios ou de clientes.

Quanto custa o tempo de um funcionário parado por avaria ou mal funcionamento do seu posto de trabalho?

 

As empresas não podem poupar esforços, nem recursos financeiros, para garantir o bom funcionamento dos seus negócios, que atualmente, como sabemos, são extremamente dependentes das tecnologias informáticas.

Além disso, o mundo digital vive um processo de renovação alucinante. A cada dia que passa são lançados novos programas, novas formas de interatividade são criadas e novas necessidades são adquiridas, exigindo a atualização constante dos equipamentos.

 


 

Ver exemplo de um contrato WINCODE...

 

Procedimentos:

 

Os técnicos de suporte da Wincode conferem aos clientes apoio na resolução dos seus problemas técnicos conforme o conteúdo do contrato de assistência com o cliente:

  • Os serviços podem ser prestados nas instalações do cliente, nas instalações da WINCODE, por telefone ou ainda por acesso remoto. O importante é resolver o problema o mais rápido possível e definitivamente.
  • Após o cliente comunicar a dúvida ou o problema serão desencadeados, de imediato, os mecanismos necessários à resolução do mesmo, devendo o cliente, fornecer toda a informação necessária e solicitada, poderá, eventualmente, ser ativado um acesso remoto ao computador do cliente, que este deverá autorizar no momento desse acesso.
  • Sempre que possível a participação ocorrência deverá ser efetuada por email, permitindo ao técnico gerir e conferir a execução dos seus trabalhos, "não esquece" e permite ao cliente assegurar ou reclamar a sua resolução, marcando com certeza a dia e hora em que comunicou esse problema.
  • Quaisquer destas solicitações terão resolução obviamente imediata se for possível ou no mais curto espaço de tempo possível.
  • Será respeitado um grau de prioridade, como é óbvio os clientes com contrato de assistência têm um grau de prioridade maior e os nossos técnicos seguirão ainda uma priorização tendo em conta o tipo de contrato cliente e a gravidade do problema.
  • Eventualmente a resolução pode envolver aquisição de novo software, hardware adicional ou substituição de algum componente, neste caso o cliente terá previamente aceitar o respetivo orçamento, para se dar continuidade à ocorrência.
  • Apenas os equipamentos e programas abrangidos e mencionados no contrato ser são objeto destas intervenções, os restantes programas ou equipamentos são excluídos do ambito do contrato de assistência, esses casos têm de ser sempre analisados e orçamentada a sua resolução.

 

Forma de participar a ocorrência e solicitar um serviço:

 

Os clientes com contrato de assistência ativo devem ligar diretamente para a empresa e eventualmente para o técnico, se possivel tentaremos resolver o problema ainda durante a chamada. Sempre que possivel deve efetuar o pedido de assistência, submeter uma dúvida ou um problema através do email para software@wincode.pt. (ver informação detalhada)

 

 

Prazos:

 

A WINCODE tem a responsabilidade de dar uma resposta e análise do problema nas primeiras 24 horas ou 48 horas, conforme indicado no contrato de assistência.

A resolução imediata é o nosso primeiro objetivo. Não sendo possivel tentamos que o seja nas primeiras 24 horas seguintes à ocorrência, no máximo nas 72 horas seguintes.

Uma ocorrência pode ser mais ou menos fácil de resolver, em alguns casos a sua resolução pode ser mais complexa ou exigir um diagnóstico mais completo e demorado. Noutros pode haver necessidade de interferência externa ou em que se aguarda equipamentos de substituiçao ou peças para a conclusão da ocorrência, e nestes casos, poderá prolongar mais algum tempo.

 

Horário de Funcionamento dos nossos serviços:

Período da Manha: das 09:00H até 12:30,

Período da Tarde: das 14:00 até 18:30
 
Consultar regras de atendimento das chamadas telefonicas ...

 


 

Clientes sem contrato de assistência ativo:

Deve efetuar sempre o pedido de assistência, submeter uma dúvida ou o problema através do email para software@wincode.pt.

Mesmo que comunique o problema através do telefone, não espere que o técnico que o atendeu, lhe resolva o problema ou lhe dê indicações para resolver através do telefone.

 

Direito à Assistência:

 

Qualquer cliente pode e deve solicitar quaisquer serviços de assistência aos nossos técnicos, teremos todo o interesse e dedicação à resolução do problema. Não havendo contrato, entenda-se, que neste caso, como é óbvio não temos quaisquer obrigação de o fazer.  Realçar que os clientes sem contrato ativo, não têm assistência telefónica.

 

As ocorrências, resolução dos problemas ou esclarecimento de dúvidas não podem ser via telefone. Não se espante se o técnico que o atender lhe der indicação para submeter o problema por email.

A WINCODE não tem obrigação de resolver os problemas destes clientes, mesmo no caso em que estes tenham adquirido o equipamento ou o programa à WINCODE.

 

Mesmo não existindo contrato, a WINCODE tentará a resolução de qualquer ocorrência participada por estes clientes, mas alertamos que teremos de ser pagos pelos serviços prestados. Existe um entendimento errado, assumido pelos clientes que com a aquisição dos programas obtêm o direito "perpétuo" de assistência aos mesmos. Somos uma empresa comercial, temos de cobrar os nossos honorários pelos serviços que prestamos.

 

Prioridade:

Quaisquer destas solicitações terão resolução imediata ou no mais curto espaço de tempo possível, mas, como é óbvio, os clientes com contrato de assistência têm um grau de prioridade superior e os nossos técnicos seguirão uma ordem tendo em conta o contrato de cliente e a gravidade do problema.

 

Custos:

As intervenções serão sempre previamente orçamentadas e pagas antes de serem executadas, o cliente terá sempre de confirmar por email a aceitação do respetivo orçamento.

 

Pagamento:

Todas as intervenções terão ser liquidadas previamente se pretender a deslocação do técnico às suas instalações.

Se optou por trazer o equipamento às nossas instalações, então terá que liquidar a intervenção, quando levantar o equipamento.

 

 

WINCODE, SA

 

Autor: Jose Monteiro
Atualização mais recente: 2018-09-24 11:15


Contrato de Assistência, como funciona?

Assunto: Assistência Informática WINCODE - O que é? Como funciona?

Os gestores das empresas normalmente analisam quanto custa fazer um contrato de assistência técnica de informática, mas o que realmente deviam apurar é quanto poderá custar não fazer esse contrato

 

Objetivo:

Os contratos de assistência técnica informática são no essencial para assegurar o pleno funcionamento e evolução das soluções informáticas.

Todas as intervenções dos nossos técnicos são sempre orientadas para combater a inoperacionalidade do sistema informático.

Sabemos que quando surge um problema, no equipamento ou no programa, os tempos perdidos a repor a normalidade, as perdas de dados ou o custo da inoperacionalidade da empresa, são realmente importantes. Sim, porque é disso que se trata, quando o sistema informático deixa de funcionar as empresas podem literalmente entram em colapso e colocam em risco o seu normal funcionamento.

Por isso, os nossos contratos não se baseiam apenas nos tempos das intervenções que um técnico executa nas instalações do cliente ou nas nossas instalações quando surge uma avaria ou uma falha no funcionamento de um sistema. Fazemos todo um trabalho de planeamento e acompanhamento de forma prevenir essas paragens, fazer evoluir as soluções e transmitir segurança aos utilizadores.

 

Nas grandes empresas estes problemas normalmente são resolvidos através de departamentos de informática próprios, com técnicos e quadros próprios. Para as PME a WINCODE funciona como se fosse o seu departamento de informática.

 


 

A assistência Wincode assegura:

 

  • Assistência total aos programas Wincode;
  • Apoio e formação inicial na aquisição dos mesmos;
  • Explicações, correções de dados, ajuda na recuperação de dados;
  • Assistência telefónica e remota a partir das nossas instalações;
  • Resolução imediata dos problemas, se possível;
  • Intervenções técnicas nas áreas abrangidas pelo contrato, até ao numero de horas contratadas;
  • Atualizações aos programas exigidas por alteração da legislação;
  • Atualizações por inovações, novas funcionalidades ou correção de bugs;
  • Downloads e atualizações automáticas (online via wsistema);
  • Apoio ao funcionamento de todo o sistema informático (Internet, Windows, MS Office, Antivírus, etc.);
  • Pequenas reparações/intervenções em equipamentos (se incluido no contrato);
  • Reinstalação Windows, revisões, mão de obra técnica, etc. (se incluido no contrato);
  • Disponibilidade prioritária, resposta nas 24/48h seguintes à comunicação da ocorrência (Conforme contrato);
  • Frequência gratuita em formações ou eventos promovidos pela WINCODE;
  • Manutenção e Registo de domínio (se incluido no contrato);
  • Alojamento anual de página de internet (se incluido no contrato);
  • Alterações à página de internet (se incluido no contrato);
  • Criação das paginas internet;
  • Descontos especiais em Serviços e Software WINCODE.

Existe alguma tendência em confundir assistência técnica com um "call center", para o qual se liga, sempre que surgem dúvidas, aguardando uma resposta formatada e previamente planeada. Os nossos serviços estão preparados para uma resolução imediata dos problemas, mas alguns são eventualmente mais complexos e a exigem uma abordagem técnica mais sofisticada.

 

Consultar regras de atendimento das chamadas telefonicas...

 


 

Fundamentos e textos de um contrato de assistência:

 

1 - Objetivo:

  • O contrato destina-se a definir as condições de prestação de serviços a prestar pela Wincode aos clientes nas áreas que se relacionam com o apoio e assistência técnica à instalação, configuração, administração do seu sistema informático.
  • Para os efeitos do contrato, entende-se por sistema informático o conjunto de equipamentos informáticos e respetivos acessórios, habitualmente designados por “Hardware”, bem como o conjunto de programas aplicações ou utilitários informáticos, habitualmente designados por “software”, da propriedade ou na posse do cliente, bem como os que venham a ser adquiridos ou por qualquer forma venham a ser utilizados pelo cliente na morada indicada no presente acordo.

 

2 - Serviços a prestar:

A Wincode assumirá face ao cliente a responsabilidade geral de gestão, organização e coordenação do seu Sistema Informático, conforme contrato detalhado que terá sempre que existir. Entre os serviços a prestar e as tarefas a desempenhar estão nomeadamente as seguintes:

 

a) Assistência aos programas e software de gestão WINCODE:
  • Acompanhamento regular da utilização dos programas WINCODE, conforme detalhe indicado no texto do contrato do cliente e na  modalidade de cada contrato.
  • Periodicamente será ponderada a solução no seu global e analisadas todas as possíveis alterações de forma a melhorar a mesma.
b) Administração Geral do Sistema:
  • Definição do esquema de constituição e manutenção de cópias de segurança, assim como o acompanhamento da execução das mesmas.
  • Acompanhamento do estado do sistema em termos de carga e ocupação.
  • Manutenção de esquemas de automatismo, bem como a incorporação nos mesmos de utilitários gerais (pesquisa de vírus, verificação de discos, etc.)
  • Manutenção de sistemas de segurança que permitam o controlo de acesso à informação residente no sistema informático.
c) Manutenção de Equipamentos:
  • Fornecimento da mão-de-obra necessária para a resolução de problemas de avarias, desde que as mesmas possam tecnicamente ser executadas pelos nossos próprios serviços.
  • Acompanhamento da resolução de avarias surgidas, mesmo que a reparação das mesmas seja efetuado nos fabricantes ou outros fornecedores.
  • Reconfiguração e reinstalação de programas ou sistemas operativos, em caso de perda dos mesmos por avaria dos sistemas onde estão instalados.
  • Reposição de cópias de segurança.
d) Informação ao Cliente:
  • De cada intervenção efetuada, quer nas nossas instalações quer nas do cliente, será feito o respetivo registo da ocorrência em formulário padrão definido pela Wincode, sendo sempre disponibilizada cópia do mesmo ao cliente, esta informação estará disponivel para consulta na sua area reservada no wportal.pt da WINCODE.
  • Deverá a Wincode procurar enviar ao cliente, notícias de que tenha conhecimento, e de interesse na área dos equipamentos e programas relacionados com a sua atividade.
e) Consultadoria Técnica:
  • Estudo dos esquemas de implementação de soluções informáticas, face a objetivos definidos pelo cliente, nomeadamente tendo em atenção as normas internas e diretivas por ele definidos.
  • Estudo da configuração e fiabilidade de programas que se julguem vir a ser necessários.
  • Apoio técnico ao Cliente na seleção de soluções de hardware e de software.
f) Situações de emergência:
  • Caso se verifique, dentro do horário normal de funcionamento da Wincode, uma situação de emergência, que implique a paralisia total do sistema informático do cliente, ficando o mesmo totalmente impedido de prosseguir o seu trabalho, a Wincode, compromete-se a responder à solicitação de intervenção no prazo máximo de 24 ou 48 horas, conforme indicado no respetivo contrato.
  • Para efeito de situações de emergência a Wincode, fornecerá ao cliente um número de telefone com gravação de mensagens e disponível 24 horas por dia, que o cliente se compromete a nunca utilizar excepto na situação descrita no ponto anterior.

 

3 - Forma de prestação:

  • Para prestar os serviços definidos no nº 2 supra a Wincode executará sempre estas tarefas através dos meios mais rápidos e práticos, nomeadamente através de acesso remoto, se tal for possivel. No entanto fará deslocar sempre que necessário, às instalações do Cliente, um técnico com a qualificação adequada.
  • As deslocações acima referidas serão previamente marcadas entre a Wincode e o cliente e efetuar-se-ão dentro do horário normal de funcionamento da Wincode (dias úteis das 9h às 18h30m).
  • As intervenções técnicas que pela sua natureza impliquem alterações ao funcionamento do sistema informático ou que obriguem à aquisição de novos componentes do mesmo, serão previamente sujeitas à aprovação do cliente.
  • O cliente obriga-se sempre que tal for solicitado pela Wincode a ter presente durante todo o período em que decorrer a intervenção, um funcionário pertencente aos seus quadros.
  • Efetuarão também os técnicos da Wincode nas suas próprias instalações os estudos, simulações ou trabalhos que forem necessários para a boa prestação dos serviços incluídos no âmbito do presente acordo.

 

4 - Condições financeiras:

  • Todos os encargos com deslocações num raio de 50 Km, efetuadas para prestação de serviços no âmbito do presente acordo serão por conta do contrato.
  • O Cliente pagará o montante acordado por mês, faturado trimestralmente no início do período a que disser respeito.
  • O número total de horas/mês de apoio a prestar no âmbito do presente acordo e o número total de deslocações são definidas no contrato de assistência dependendo da modalidade escolhida.
  • As faturas apresentadas pela Wincode ao cliente no âmbito do presente acordo deverão ser liquidadas a pronto pagamento, se no prazo máximo de 30 dias, estas não estiverem liquidas podem entrar em incumprimento e afetar a normal prestação de assistência.
  • As taxas horárias a aplicar para serviços não compreendidos neste acordo serão as taxas normais da Wincode deduzidas de 25%.

 

5- Exclusões

Estão explicitamente excluídos dos contratos de assistência, se tal não tiver sido previamente acordado, todos os serviços, peças ou equipamentos relacionados com:

  • Formação de utilizadores na utilização de quaisquer rotinas, aplicações ou programas não relacionados com a operação básica dos mesmos e após a formação inicial na instalação.
  • Programação de aplicações ou alterações ou novas rotinas nas aplicações existentes, não incluidas expressamente nos contratos.
  • Peças, componentes ou equipamentos necessários para assistência técnica ao hardware, reparações efetuadas nos representantes dos equipamentos ou substituição de peças nos mesmos.
  • Serviços de configuração inicial em equipamentos novos, não adquiridos à WINCODE.
  • Fornecimento, montagens ou alterações de redes de cabos.
  • Mudança de instalações.

 

6 - Validade

  • O contrato entrará imediatamente em vigor, após a cópia assinada por ambas as partes.
  • O contrato é válido por um ano, sendo automaticamente renovado se qualquer das partes não o denunciar com a antecedência de 60 dias relativamente à data em que caduca.
  • Noventa dias antes do termo deste contrato a Wincode contactará o Cliente para mutuamente acordarem o valor mensal para o período seguinte de renovação do mesmo.
  • A existência de pagamentos em atraso no âmbito do presente contrato dá à Wincode o direito de cancelar sem aviso prévio a prestação de quaisquer serviços de assistência.


 

Vantagens dos nossos Contratos Assistência

 

  1. SEGURO” o contrato de assistência têm uma componente de segurança para o cliente que funciona na lógica de um seguro, ou seja, se surge uma crise, uma falha, uma avaria, etc. existe alguém que tem a responsabilidade de resolver e assume o problema.

  2. RESPOSTA” a resolução de um problema deve ser efectuada de imediato ou no espaço o mais curto possível. Os contratos prevêem uma prioridade em relação a outros clientes. A um cliente sem contrato de assistência, a WINCODE, só resolve o problema se for lhe vantajoso financeiramente e no dentro de uma prazo possível na hierarquia das prioridades. Se for um cliente com contrato, que tenha um problema, a Wincode assume de imediato a urgência devida.
    O cliente com assistência contata diretamente com o técnico da respetiva área que procura resolver o problema de imediato, se tal for possível.

  3. DISPONIBILIDADE” o atendimento aos clientes com contrato é sempre assegurado, existe sempre resposta da parte da WINCODE. Via telefone, telemóvel, email, suporte na página, etc.

  4. "EVOLUÇÃO/INOVAÇÃO” as soluções informáticas estão em constante evolução e transformação. O cliente com assistência usufrui de um acompanhamento e disponibilidade de novas funcionalidades efectuadas aos programas que utiliza. Existe naturalmente um aconselhamento técnico e uma relação de proximidade maior.

  5. CONSULTADORIA” nas mais variadas situações em que o cliente está ou estará envolvido e que careçam de aconselhamento técnico ou análise funcionais de situações. A WINCODE está sempre disponível para dispor do seu “know-how” ou estudar em conjunto com o cliente a melhor resolução para qualquer situação informática, comunicações, gestão, etc.

  6. SERVIÇO” as assistências asseguram ao cliente a prestação regular ou solicitada de um serviço informático que concorre para que as soluções implementadas no cliente respondam sempre às expectativas mais exigentes.

  7. DESENVOLVIMENTO” criação de novas soluções, novos programas, novas rotinas, utilitários, integrações, etc. que sejam solicitadas pelo cliente ou que a WINCODE considere de interesse para a generalidade dos clientes, são logo ativadas nos equipamentos dos nossos clientes. Estas intervenções raramente são executadas para cliente sem contrato de assistência ou qualquer vínculo com a WINCODE.

  8. TECNOLOGIA” é esforço constante da WINCODE a procura e desenvolvimento de novas técnicas, ferramentas e funcionalidades direccionadas para cada mercado específico e suas características próprias.

  9. INTERVENÇÃO” nos contratos de assistência as intervenções são normalmente consideradas desde que abrangência do contrato assim o defina. As intervenções nas instalações do cliente ou nas nossas instalações carecem de autorização e orçamento prévio para clientes sem contrato.

  10. OBRIGATORIDADE” clientes sem contrato de assistência com a WINCODE, não tem assegurada a resolução dos problemas que possam surgir, não existindo este vinculo, como é obvio a WINCODE tem o direito de recusar a resolução do problema, sem ter de apresentar qualquer motivo ou justificação, simplesmente porque não lhe interessa em termos de gestão ou qualquer outra razão.

  11. ATUALIZAÇÃO” todas as inovações ou atualizações aos programas que Vexas trabalham e que forem efetuadas por iniciativa da Wincode, serão disponibilizadas no site da Wincode via suporte online ou via suporte Físico (CD/DVD/FlashUSB)
WINCODE, SA

Autor: Jose Monteiro
Atualização mais recente: 2018-09-24 11:06


A Rabola do técnico e o parafuso.

 

Certo dia o gerente de uma empresa, logo pela manhã deparou com uma situação muito crítica na sua empresa o servidor principal não estava a funcionar. Quando se tentava ligar ou reiniciar o mesmo não respondia.

Panico geral na empresa, alguém sabe onde estão os backups?, como vamos trabalhar hoje? Os programas não estão a funcionar, e os dados? as pastas de trabalho estão inacessiveis, etc. etc.

Ligaram de imediato para o técnico de informática, solicitando uma visita urgente à empresa para resolução do problema. Com sorte o técnico, tinha uma vaga na sua agenda e deslocou-se de imediato às instalações da empresa.

Apresentou-se na recepção e foi conduzido à zona do bastidor onde se encontrava o dito servidor.

Retirou da sua mala de ferramentas uma chave de parafusos, abriu a caixa do computador e deteve-se algum tempo a analisar pormenorizadamente o interior do equipamento, por fim retirou da sua mala uma outra chave mais pequena e apertou um parafuso na motherboard (placa principal) do servidor.

Ligou o equipamento que arrancou de imediato, ficando tudo a funcionar bem.

Toda a gente de seguida testou os seus acessos, os dados e os programas, estava realmente tudo bem,  "graças a Deus" foi a expressão utilizada por toda a gente.

O gerente da empresa, então apresentou-se e solicitou ao técnico o envio da fatura do serviço e da respetiva intervenção, fazia intenção de pagar de imediato serviço tão eficiente.

Quando recebeu o fatura o gerente da empresa ligou de imediato para o técnico que prestou o serviço, quando este atendeu. o gerente diz-lhe: na fatura que me enviou contém:

 

1- "Apertar o parafuso da motherboard do servidor" - 1.000,00 €, não acha que isto está mal, por apertar um parafuso levou-me 1000€?, o técnico respondeu que iria enviar outro documento.


Qual não foi o espanto do gerente quando recebeu o novo documento, o mesmo dizia:

 

1- "Apertar o parafuso da motherboard do servidor"     -    1,00 €

2- "Saber qual o parafuso a apertar "   -   999,00€

 

Os técnicos passam muitos dias a estudar as soluções, levam anos a aprender, a desenvolver e a assimilar o funcionamento dos equipamentos, sistemas operativos, programas nas mais variadas formas na perpetiva de resolver os erros e falhas nesses sistemas e assegurar o funcionamento constante das soluções informáticas.

Estes tempos nunca são valorizados na prestação da assistência, por vezes um simples telefonema para o técnico, até às vezes para o telemovel, desbloqueia de imediato uma situação complicada, que sem essa preciosa e sábia ajuda iria eventualmente levar dias a resolver e com as respetivas consequências na dinâmica de trabalho, que cada vez é mais exigente.

 


 

Contada de outra forma, em: http://silmoreli.blogspot.pt/2010/12/o-tecnico-em-informatica-e-o-parafuso.html

 

Algumas vezes é um erro julgar o valor de uma atividade simplesmente pelo tempo utilizado para realizá-la.

Um bom exemplo é o caso do técnico em informática que foi chamado a consertar um computador gigantesco e extremamente complexo que valia 12 milhões de dólares.

Sentado frente ao monitor, o Técnico apertou umas teclas, balançou a cabeça, murmurou algo a si mesmo e desligou o aparelho. Tirou de seu bolso uma pequena chave de fenda e girou uma volta e meia a um minúsculo parafuso. A seguir, religou o computador e verificou o seu perfeito funcionamento.

 

O presidente da companhia mostrou-se encantado e se dispôs a pagar a conta imediatamente:

- Quanto é que lhe devo? - perguntou.

- São mil dólares pelo serviço efetuado - Respondeu o Técnico.

- Mil dólares? Mil dólares por uns momentos de trabalho? Mil dólares por apertar um simples parafusinho?

Eu sei que meu computador custa 12 milhões de dólares, mas mil dólares é uma quantidade brutal! Efetuarei seu pagamento desde que me envie uma fatura detalhada que justifique a sua cobrança

 

O técnico confirmou com a cabeça o pedido e foi embora.

Na manhã seguinte, o presidente recebeu a fatura, a leu com cuidado, balançou a cabeça e resolveu pagá-la no ato, sem pestanejar. A fatura dizia:

 

Detalhe dos serviços prestados:

1) Apertar um parafuso... $ 1 dólar

2) Saber qual parafuso apertar... 999 dólares

 

Moral da História:

Às vezes as pessoas julgam as coisas apenas pela aparência e não pelo conteúdo. Nesse caso a aparência foi de que era apenas um parafusinho a se apertar e nada mais, porém o conteúdo já mostra um cenário diferente e mais completo , de que era sim apenas um parafusinho, porém havia todo um conhecimento técnico para saber qual de tantos parafusos ali existentes apertar para sanar o problema.

Por isso, em qualquer profissão, valorize sempre o conhecimento e competência do profissional ali presente , sua experiência, as horas de estudo e dedicação que a pessoa teve . Aprenda a sempre olhar não só a aparência da situação , mas sim o CONTEÚDO.

 

Lembrem-se:

GANHA-SE PELO QUE SE SABE,

NÃO, SOMENTE, PELO QUE SE FAZ !

Autor: Jose Monteiro
Atualização mais recente: 2018-01-23 17:37


Regras e Condições de Pagamento

Assunto: Regras e procedimento de pagamentos das faturas WINCODE?

Procedimentos

Nas nossas propostas e nos preços apresentados, contêm sempre as condições e prazo de pagamento. As faturas de venda de equipamentos, softwares ou outros bens e serviços, que tenhamos que adquirir aos nossos fornecedores devem ter sempre um prazo de liquidação acordado.


Na adjudicação da proposta ou ainda durante a decisão de compra, os nossos clientes devem verificar e ponderar sobre a forma que pretendem efetuar o pagamento, não existindo outra informação ou solicitação por parte do cliente iremos assumir e respeitar as condições de pagamento indicadas na proposta.

O nosso departamento financeiro terá uma atitude de firmeza com as faturas em atraso. Iremos acionar todos os métodos de pressão de forma a regularizar a situação, conforme se detalha mais adiante.

Também temos que honrar os nossos cumpromissos perante os nossos fornecedores, normalmente de aquisições que efetuamos para satisfazer as necessidades dos nossos clientes.

 


Procedimentos nas transações comerciais com os clientes:

 

Referente às faturas de equipamentos e sistemas:

  • As nossas faturas têm sempre uma data de vencimento que é para respeitar. (Eventualmente o cliente tem que entregar cheque pré-datado ou transferir préviamente).
  • O cliente deve verificar sempre as condições de pagamento. Se não concordar com estas, informe-nos por favor, mas antes do fornecimento.
  • O cliente ao adjudicar uma proposta, está obviamente a aceitar todas as condições nela indicadas, as condições de pagamento, o prazo de entrega, os valores, etc..
  • Temos prazos de pagamento versáteis, podemos negociar formas de pagamento variadas, cheques pré-datados, renting, "SaaS" ou outros. Temos um parceiro, lider europeu, em renting informático (Grenke Renting), que faz aluguer de equipamentos e software por periodos mais ou menos longos, com opção de aquisição no final do aluguer, com excelentes taxas (mensalidades muito baixas).
  • Em variadas situações poderá ser necessário que o cliente sinalize ou até pague a totalidade da fatura previamente.

 

Referente a serviços técnicos e intervenções ou reparações:

 

  • Não executamos qualquer serviço por telefone ou remotamente. (Excepto para clientes com contratos de assistência em dia ou serviços previamente pagos, via MB ou transferência antecipada).
  • Os serviços técnicos e reparações efetuadas nas nossas instalações são pagos na entrega do equipamento. (Não pode levantar o equipamento sem antes comprovar a liquidação da fatura.)
  • As intervenções efetuadas nas instalações do cliente são sempre orçamentadas e previamente liquidadas. Eventualmente com entrega do cheque ao técnico antes da execução do serviço.
  • Solicite sempre um orçamento prévio da reparação ou serviço. (Não temos qualquer interesse em surpreende-lo).
  • A entrega de cheque é suficiente para comprovar pagamento, mesmo que pré-datado
 

Referente às avenças e contratos de assistência:

 

  • As faturas das avenças de contabilidade (TOC) são efetuadas ao dia 18 do mês a que respeitam, ou no dia 18 do ultimo mês do trimestre caso sejam trimestrais.
  • As faturas dos contratos de assistência informática e de software são debitados na conta do cliente no inicio do mês ou do trimestre a que respeitam.
  • As faturas das anuidades de registo de dominio, alojamento anual de internet ou outro serviço periódico, são sempre emitidas no inicio do periodo a que respeitam.
  • Em todos os casos as faturas são emitidas a pronto pagamento e devem ser liquidadas de imediato.

 

O que acontece à prestação dos serviços, se existirem faturas em atraso?

 

Clientes com faturas em atraso farão despoletar os mecanismos de pressão à regularização das faturas em atraso, por exemplo:
- Ficar com os serviços suspensos até ser regularizada a conta.
- Suspender, cancelar ou recusar responsabilidades em contas com atraso.
- Não responder aos serviços solicitados, não permitir aceder a atualizações, etc.

 

  • Falta de pagamento do registo de dominio - ação: desligamos o domínio.
  • Falta de pagamento das mensalidades de assistência - ação: na próxima "falha" ou necessidade, a resolução fica suspensa da regularização.
  • Necessidade de atualizar o software de gestão - ação : não pode atualizar.

Em resumo: Os serviços, registos, contratos, etc. que estiverem com falta de pagamento, serão automáticamente suspensos ou cancelados, com a intenção precisa de pressionar o cliente a liquidar o valor em divida.

 

 

Liquidação dos faturas :

As faturas podem liquidadas individualmente através do código e referência multibanco que está impresso na parte inferior esquerda do documento.

Podem ainda ser liquidadas por transferência bancária para os IBANs pré-impressas também no rodapé da fatura.

Ou ainda, se o cliente pretender, através da emissão de cheque à ordem da Wincode, SA.

 

 

 

WINCODE, SA

 

Autor: Jose Monteiro
Atualização mais recente: 2018-09-24 10:45


Como funciona o atendimento Wincode (Revisão 2019-05-10)

Assunto: Como funciona o atendimento na WINCODE?

Sistema de tickets (helpdesk), atendimento telefónico e reencaminhamento das chamadas.

 

Renovação das áreas de suporte e assistencia:

 

Reformulamos o nosso sistema de atendimento, com a contratação da Andreia Ribeiro, desde o final de 2017.

A nossa central de comunicações foi reprogramada de forma a assegurar que as suas chamadas telefónicas sejam sempre atendidas e/ou redirecionadas para o técnico pretendido.

Ativamos um sistema de tickets que gere as solicitações dos clientes, numa plataforma profissional, gerindo os tempos de resposta, os assuntos pedentes, resolvidos, a comunicação e resposta aos clientes, etc.

Reforçamos ainda a equipa de suporte e assistência com a entrada de mais um colaborador, Nuno Amaro.

Mais recentemente substituimos o técnico de suporte a sistemas e equipamentos, contratamos o Couto (Ricardo Pereira).

 

Como funciona o sistema de Tickets? Porque é que pedimos quase sempre se envie um email para o suporte@wincode.pt?

 

- O sistema de tickets capta todos os emails enviados para esta conta de email (suporte@wincode.pt).

- Responde automaticamente ao cliente a avisar que foi aberto um ticket e entregue aos técnicos de suporte.
- O cliente é identificado, o sistema agrupa os tickets desta identificação.

- O assunto fica de imediato a contar o tempo para resolução (SLA),

- Durante a resolução, o cliente recebe informações da evolução e do estado do ticket na sua conta do correio.

- Pode interagir com o técnico que está a resolver, respondendo ao email ou efetuando comentários ou sugestões diretamente numa pagina web.

- No final receberá diretamente no email a informação dos trabalhos executados e resultados e eventualmente do encerramento do ticket.

 

- Nem sempre o técnico está disponivel para atender uma chamada telefonica, este sistema, cria um novo canal que funciona e organiza os fluxos de assistência no departamento.

 

Como deve criar o email de pedido de assistência, que conteúdos e como descrever o problema:

 

  1. Utilize sempre o mesmo email (serve para identificação do cliente).
  2. No assunto do email, reporte resumidamente o problema, esse texto, será o titulo do "ticket" a gerar.
  3. Reporte em concreto o problema, da forma mais completa que conseguir.
  4. Pode incluir imagens, ficheiros ou outros dados para ajudar a resolver.
  5. O sistema de tickets vai ajuda-lo a gerir sua lista de assuntos pendentes de resolução.
  6. O sistema regista a data e hora de ocorrência, para precisar na resolução, servirá para marcar o inicio do reporte.
  7. Será possivel ao técnico e ao cliente a gestão dos assuntos resolvidos e pendentes através dos registos na plataforma.

Em resumo: Assumimos que esta dinâmica de atendimento é para descomplicar. É obvio que não conseguimos atender todos os nossos clientes ao mesmo tempo. Temos mesmo que gerir o nosso tempo, a urgência das ocorrências dos nossos clientes, gerir bem os tempos de resposta que conseguimos dar e também respeitar os tempos acordados com os nossos clientes, o sistema de tickets ajuda a gerir melhor.

Quando opta por efetuar uma chamada telefónica, como deve fazer?

 

Quando o cliente marca o número geral da WINCODE - 256331450, ouvirá uma gravação com um "Bemvindo à WINCODE ..." e de seguida são apresentadas as opções de reencaminhamento automático, deverá marcar os números, com o seguinte critério (pode marcar direto o número do departamento):

Marcar:

[1] Departamento Comercial (256331451).
[2] Departamento Suporte a Sistemas e Equipamentos (256331452).
[3] Departamento Suporte a Software Wincode (256331453).
[4] Departamento WEB e Páginas Internet (256331454).
[5] Departamento de Contabilidade (256331455).
[6] Fornecedores e Contabilidade interna (256331456).
[9] Deixar Mensagem de voz (que será enviada para email para toda a equipa de suporte)

 

Como se processa o encaminhamento das suas chamadas?

 

Cada departamento tem normalmente 2 ou mais extensões atribuidas, quando a primeira extensão na sequência de atendimento não atende ou está ocupada, então a central passa automáticamente a chamada para segunda, as extensões tocam em sequência.

 

Se mesmo assim, o técnico não atender a sua chamada? O que acontece?

 

A Andreia atende, recebe as indicações que o cliente queira fornecer e regista para os técnicos num sistema de mensagens informáticas interno, tipo "chat", de forma que os técnicos têm de imediato aviso e informação da chamada e do registo. O cliente poderá caso queira, passar já alguma informação sobre o problema, pois o técnico vai ler essa informação.

 

Caso a Andreia também não atenda, será então despoletada uma gravação de voz, solicitando ao cliente que deixe uma mensagem que será enviada, automáticamente pela central, por email para o técnico que responde na extensão e simultaneamente para o responsável da área.

No email é enviada a origem da mensagem, a data e hora da mesma e em anexo é enviada em formato digital (WAV), a mensagem de voz que o cliente deixou. Ao clicar no ficheiro .wav o técnico ouve de imediato a sua mensagem.
Na gravação de voz deve indicar o seu contacto e o assunto que pretende tratar, desta forma será eventualmente mais rápida a resposta à sua solicitação.

O técnico que pretendia contactar receberá esta informação mesmo que esteja ausente da empresa ou esteja eventualmente com outra chamada em curso, este deverá, assim que lhe for possivel responder à mesma.

Nota: Sabemos que ninguém gosta de falar para um máquina ou até enviar emails, é um pouco uma atitude "impessoal", mas acredite que o sistema funciona e que nós queremos basicamente ouvir o que nos pretendia dizer. Não precisa de explicar tudo, exponha resumidamente o assunto. O mais importante estará conseguido que era informar-nos que está com um problema ou tem um assunto que precisa resolver, certo?

 

Apesar de tudo, o nosso tempo de resposta é excelente, embora por vezes os nossos clientes entendam que deveriamos estar sempre disponiveis 24/24. Aplicamos a regra do "bom senso", por vezes não é realmente necessária uma intervenção no instante solicitado.

 

Revisto em, 2019-05-10

 

Wincode - Software & Contabilidade, S.A.
Rua Dr. Elísio de Castro, nº 70
Apartado 105
4524 - 909 Santa Maria da Feira

Telefones: +351 256 331 450-8
Fax: +351 256 331 459
Email: suporte@wincode.pt
Site: www.wincode.pt

Autor: Jose Monteiro
Atualização mais recente: 2019-05-10 17:52


Internet e Mobilidade » Plataforma Wportal.pt

Atualizações Disponíveis

Versão em Desenvolvimento: V1.3 (13-03-2017)

  • Nas configurações do Operador foi implementada a funcionalidade de ocultar os Funcionários;
  • Operador de perfil comercial só vê os clientes que lhe estão associados.
  • O Administrador do portal pode bloquear o acesso a um determinado Funcionário ou Cliente
  • Configuração do Dashboard, os utilizadores podem selecionar a informação que pretendem ver no dashboard. Foi acrescentada as mais recentes validações de despesas, horas, faltas e ausências.
  • Os Exames Médicos dos Funcionários aparecem agora no menu Agenda.
  • No WGanet ao clicar nos "Documentos Internos" apareciam todos, agora só aparecem os do Cliente.
  • Resolvido o problema de no dashboard o Internet Explorer carregar as ocorrências do cliente da sessão anterior.
  • No WGanet foi acrescentada uma nova opção "Configurações do Portal > Configurações > Mostra o preços dos artigos" que permite ocultar os preços dos artigos ao Cliente.
  • Acrescentado o aviso automático por email de que o(s) Funcionário(s) tem um exame médico agendado. Esta funcionalidade é configurável pelo Administrador no menu "Configurações do Portal"


Versão Atual: V1.2 (05-02-2017)

  • Os Vendedores podem registar eventos na agenda. Estes eventos apenas apenas estão associadas ao vendedor e só ele os consegue visualizar;
  • Correção na funcionalidade das "Visitas", são os Vendedores que registam "Visitas" e não os Operadores;
  • Possibilidade dos Funcionários consultarem os "Exames Médicos" agendados ou realizados;
  • Atualização do plugin Fullclandar que resulta numa melhoria na visualização da agenda;
  • Correcção de erros ocultos na utilização das fontes do Google (http para https);
  • Corrigido o problema quando o número de destinatários das mensagens ultrapassava os 10000 registos, agora funciona por query ao inserir pelo menos 3 caracteres.
  • Os Funcionários podem consultar no dashboard os dias de férias disponíveis;
  • Corrigido erro no popup ao adicionar artigos nos módulos vendas e letras.
  • Na funcionalidade de "Solicitação de Ausências" apenas valida os “Dias úteis disponíveis” se o tipo de ausências for “Férias”. Foi ainda acrescentado o campo “Quantidade de Horas” caso o tipo de “Unidade” da Ausência sejam “Horas”.

  • Possibilidade do Funcionário poder registar meio dia de férias, e inserir numeros décimais nas horas.
  • O Funcionário chefe pode consultar os seus subordinados assim como as suas fichas.
  • O link no email de "Solicitação de Despesa" foi corrigido.
  • As "Ausências" estão inicialmente ordenadas por estado.
  • Revisão dos "Recibos", foi acrescentada informação ao recibo como por exemplo o IBAN, o tipo de pagamento e a companhia de seguros.
  • Revisão nas quantidades das "Ausências" e no envio de emails para o supervisor e para o fruncionário.
  • No portal configurado para WHumanos o calendário de feriados aparece agora em todas as funcionalidades que têm uma agenda/calendário e em todos os tipos de utilizadores (Empresa, Funcionários e Operadores).

Versão: V1.1 (03-01-2017)

  • Possibilidade da Empresa e Operadores aceder às "Folhas de Ponto" dos Funcionários;
  • Os operadores RH apenas vêm os clientes que lhes estão associados (Mensagens, Agenda, Actividades, Listagem de Clientes, Faltas e Horas Extras);
  • Acrescentada cor nos estados de actividade e possibilidade de clicar no icon para editar a actividade;
  • Por defeito o operador apenas tem acesso às suas actividades no entanto foi acrescentada a possibilidade do operador aceder a todas as actividades. Apenas a Empresa pode editar/alterar esta configuração.
  • Acrescentada a possibilidade da Empresa permitir ou bloquear as Vendas Online nos Clientes.
  • Melhoria nas funcionalidades do módulo "Vendas Online", a Empresa e os Operadores podem consultar as encomendas efetuadas na web. Os Clientes podem efetuar encomendas online e consultar as encomendas efetuadas em seu nome.
  • Possibilidade de responder às mensagens recebidas.
    - Corrigido erro que permitia aos clientes agendar eventos para outros clientes.
  • No "Módulo Vendas Online", os Clientes não podem editar as encomendas feitas pelos Vendedores.
  • Corrigir a visualização das taxas de iva, não estava a buscar a mais recente. (WGanet)
  • Retirada a possibilidade de consultar linhas dos anos anteriores. (WGanet)
  • Corrigido erro na ordenação da tabela de "Artigos". (WGanet)
  • Corrigida falha de segurança que permitia o acesso a actividades através do URL.
    - Corrigido erro que impedia a Empresa de ver os Clientes quando adicionava um "Evento". (WGanet)
  • Corrigido erros no menu "Perfil", não aparecia a informação do utilizador. (WGanet)
    - Aparecer o nome do técnico nas ocorrências. (WGanet)
  • Empresa e Operador podem consultar todas as ocorrências, foi também acrescentado o menu "Crm>Ocorrências". (WGanet)


Lançamento Wportal.pt: (02-01-2017)

  • Lançamento do novo portal em substituição do GAnet.pr e WHumanos.pt.

Versão Atual: V3.4 (27-06-2014)

  • Quando é cliente novo não lê a tabela "descontos" evitando assim que os preços apareçam todos iguais.

Versão Atual: V3.3 (20-05-2014)

  • Correção de bugs relativos aos descontos, vai agora buscar o último preço do artigo feito ao cliente.
  • Permite casas decimais nas quantidades.

Versão Atual: V3.2 (11-02-2014)

  • Possibilidade de configurar "mostra preço de custo". O preço aparece no popup da pesquisa do artigo.
  • No PDF e nos documentos terminados aparece agora o preço unitário.
  • No menu superior foi criado um botão para ligar diretamente ao GANET online sem ser necessário efetuar login.

Versão: V3.1 (07-02-2014)

  • Possibilidade de efetuar os descontos por linha utilizando os descontos 1,2 e 3.
  • Ao adicionar um artigo vai buscar os descontos do cliente relativamente ao artigo, tipo de produto, família, tipo de negócio ou desconto geral.
  • Reestruturação da visualização das linhas aparecendo agora o total da linha já com os descontos e não o preço unitário.
  • Os preços que aparecem na pesquisa são os preços sem qualquer tipo de descontos
  • Na área de administrador é possível atualizar a base de dados sempre que esta sofra alterações.

Autor: Wincode
Atualização mais recente: 2017-06-14 19:17


Wportal Web Services API

Autor: Wincode
Atualização mais recente: 2018-09-11 18:23


Acessos e Permissões

Tipos de Utilizador

Os acessos ao WPortal dividem-se em cinco tipos e cada um tem configurações e permissões específicas:

Empresa
Operadores
Vendedores
Clientes
Funcionários
Este é o Super Utilizador do Portal, tem acesso a todas as funcionalidades e informações contidas no site. Este utilizador é criado pela wincode. Estes utilizadores são os operadores que são abertos e configurados no software. Ficam disponíveis no portal assim que seja efetuada a sincronização. Após sincronizados a empresa tem que atribuir o acesso no portal. Os vendedores são utilizadores exclusivos do portal, não necessitam de estar abertos e configurados no software.  Acesso ao portal a clientes abertos e configurados no software. Apenas ficam disponíveis no portal assim que a sincronização seja concluída. Acesso ao portal a funcionários abertos e configurados no software wincode. Apenas ficam disponíveis no portal assim que a sincronização seja concluída

Acessos

É através do "Código de utilizador" que o Wportal consegue descobrir o tipo de utilizador que está a efetuar o login. Como tal deve ter em consideração que os emails dos seus utilizadores devem ser únicos e válidos para questões de recuperação de acesssos. Os números de contribuinte também devem ser únicos e válidos pelas mesmas referidas razões:

 EmpresaOperadoresVendedoresClientesFuncionários
Código de utilizador: email email email contribuinte contribuinte
Quem fornece a password: gerada pela wincode empresa, operador empresa, vendedor empresa, cliente, operador empresa, funcionário, operador
Quem cria o acesso: wincode empresa empresa empresa empresa
Como recuperar o acesso: solicitar à wincode solicitar à empresa solicitar à empresa formulário de recuperação e envia para o email
formulário de recuperação e envia para o email

Permissões

 EmpresaOperadoresVendedoresClientesFuncionários
Mensagens  Sim  Sim  Sim  Sim  Sim
Blog Sim Sim Sim Sim Sim
Agenda Sim Sim Sim Sim Sim
Visitas Sim Sim Sim Não Não
Atividades Sim Sim Não Não Não
Processos Sim Sim Não Não Não
Clientes Sim Sim Sim Não Não
Funcionários RH Sim Sim - Não Não
Recibos Sim Sim Não Não Sim
Artigos Sim Sim Sim Sim Não
Documentos GA Sim Sim - Sim Sim
Vendedores Sim Sim Não Não Não
Módulo Vendas Sim - Sim Não Não
Módulo Letras Sim - Sim Não Não
Módulo Samsung Sim Sim Sim Não Não

 

 

Autor: Wincode
Atualização mais recente: 2016-11-22 11:38


Objetivo e Funcionalidades do WPortal.pt

 

 

OBJECTIVO:

Funcionalidades e Detalhes referentes à Plataforma www.wportal.pt

  (Mobilidade e Internet Software WINCODE)

 

O principal objetivo das plataformas de internet é a interação com os clientes, colaboradores, comerciais e até outras entidades através do canal internet. É atualmente quase uma obrigatoridade que as empresas devem assumir como funcionalidade imprescindivel para um correto relacionamento com terceiros e para um perfeito fluxo da informação nas organicas de uma empresa que se pretende tecnologicamente atualizada.

 

Com os programas de Gestão a funcionar nos nossos servidores locais, a maioria dos dados contidos nas nossas bases de dados na empresa são necessários comunicar ou disponibilizar a consulta a colaboradores e clientes.

Por questões de segurança não permitimos o acesso às nossas bases de dados diretamente, assim é efetuada uma sincronização dos dados com a internet, para uma base de dados espelho, onde se configura e se permite entre outras funcionalidades a consulta online a esses dados, possibilita ainda o registo de folhas de ponto, a solicitação de férias, comunicação de despesas e ausências. Consulta de recibos de salários, consulta de informação dos clientes, na sua area reservada o cliente pode ainda consultar faturas, extratos, pendentes de pagamento, submeter encomendas ou pedidos de orçamento à empresa, entre muitas outras funcionalidades.

 

O cliente tem um único acesso. Para uma melhor integração e interação dos dados dos clientes, o wportal.pt disponibiliza em simultaneo os dados dos clientes do ERP-Gestão Administrativa e também dos clientes de WHumanos das empresas de Trabalho Temporário, ambos os programas têm a gestão de clientes e esses dados são disponibilizados no www.wportal.pt.

 

 


O wportal serve informação a vários tipos de utilizadores, tendo uma organização como a seguir se apresenta:

 

1. Tipos de Utilizadores (perfis)


  • Empresa com perfil de Super Administrador e com acesso a todos as funcionalidades e configurações do portal;
  • Operador/Comercial – Este tipo de utilizador é normalmente um funcionario administrativo da empresa ou um vendedor e tem acesso aos funcionários e clientes que lhe são atribuídos, pode abrir atividades e registar visitas entre outras funcionalidades;
  • Cliente – o cliente de TT, têm acesso à sua informação no WHumanos, consulta os funcionários que lhe estão atribuídos e têm ainda acesso à consultas das suas faturas, recibos, extrato, pendentes, etc.;
  • Funcionário – o funcionário de WHumanos tem acesso à sua informação pessoal como por exemplo exames médicos, recibos, contratos, registos de ponto, pode submeter despesas, férias, ausencias,etc.;

2. Áreas Comuns (todos os utilizadores têm acesso)


  • Mensagens/Documentos – Troca de mensagens entre todos os utilizadores;
  • Blog - Informações úteis disponibilizadas pela empresa que podem ser categorizadas e associadas a um determinado tipo de utilizador;
  • Agenda – Registo de eventos que podem ser categorizadas e associados a um determinado tipo de utilizador, consulta de visitas, exames médicos, atividades, etc;
  • Configurações – Todos os utilizadores podem configurar o portal de acordo com as suas preferências pessoais como por exemplo a alteração do aspeto visual do portal (skin).

 3. Área da Empresa

  • Consultar Visitas: a empresa tem acesso às visitas que os seus operadores registam;
  • Consultar Atividades: a empresa tem acesso às atividades que os operadores registam e às atividades que são introduzidas no software WHumanos;
  • Processos Comerciais: pode consultar os processos que são abertos no software;
  • Consultar Funcionários: permite ter acesso à ficha do funcionário onde consta toda a informação do mesmo como documentação, dados da empresa, contratos, recibos e configuração de acessos;
  • Consultar Clientes: permite o acesso à ficha do cliente onde constam os locais de trabalho os contratos, os funcionários associados, as visitas e as configurações de acesso;
  • Atribuir Acessos: a empresa atribui os acessos aos operadores, funcionários e clientes e pode abrir novos vendedores;
  • Configuração do Portal: permite ter acesso às configurações globais do portal como a configuração de permissões dos utilizadores.

4. Área do Operador/Comercial

  • Consultar e Registar Visitas: este operador pode registar informação relativa a visitas aos clientes que lhe são atribuídos;
  • Consultar e Registar Atividades: o operador regista e consulta atividades que lhe são associadas;
  • Consultar Processos comerciais: pode consultar os processos comerciais e proposta a clientes que lhe são associados;
  • Consultar Funcionários: permite ter acesso à ficha do funcionário onde consta toda a informação do mesmo como documentação, dados da empresa, contratos e recibos;
  • Consultar Clientes: permite o acesso à ficha do cliente onde constam os locais de trabalho os contratos, os funcionários associados e as visitas;

5. Área do Funcionário

  • Comunicar Despesas Comparticipas: permite inserir o valor e o tipo da despesa, anexar uma imagem;
  • Comunicar Ausências Solicitadas: solicitar ao cliente um pedido de ausência programada;
  • Comunicar Faltas e Horas;
  • Registo de Ponto por Geolocalização: ideal para dispositivos móveis;
  • Consultar Contratos: pode consultar todos os seus contratos;
  • Consultar Recibos: consulta e imprimir os seus recibos de salários;
  • Consultar registo de ponto e horas: consulta as horas que a empresa registou;

6. Área do Cliente de Trabalho Temporário

  • Consultar Contratos: listagem de todos os contratos celebrados com a empresa (CUT), no qual constam os funcionários associados a esses contratos;
  • Funcionários: pode consultar os funcionários colocados nas seus locais de trabalho ou obras;
  • Comunicar faltas e horas extras: pode comunicar com a empresa as faltas ou horas extras dos seus funcionários;
  • Consultar Ausências Solicitadas: consultar e validar os pedidos de ausências solicitados pelos seus funcionários;
  • Consultar as suas faturas, os recibos, o extrato, os pendentes, etc.
  • Submeter encomenda ou pedido de proposta.

 

 

 

 

 www.wincode.pt

Autor: Wincode
Atualização mais recente: 2019-04-01 12:02


Como consultar as minhas ocorrências [Tutorial]

No Wportal pode, entre outras funcionalidades, consultar as suas ocorrências, acompanhar o estado das mesmas ou saber se ainda quantas horas  de assistência já usufrui. De seguida poderá encontrar um pequeno tutorial com os passos necessários para aceder à sua área reservada e poder assim consultar as suas ocorrências:

 

1. Aceda ao Wportal através do nosso site ou através do seguinte link http://www.wportal.pt/login/empresa/wincode 

Irá aparecer o seguinte layout:

 

 

2. No formulário de login deve introduzir o código de utilizador que é o número de contribuinte da sua empresa e a respetiva password, se o acesso for válido avance para o passo 4. Se ainda não configurou o seu acesso deve clicar em "Recuperar/Criar Acesso".

3. Para criar o seu acesso introduza no formulário o número de contribuinte da sua empresa. Os dados se acesso serão enviados para a conta de correio associada à sua conta, se não receber nenhum email entre por favor em contacto com a wincode para validar-mos o email. Após receber o email volte novamente ao formuláro de login entre com os dados fornecidos.

 

 

4. Após o acesso à área reservada clique no menu "Crm > Ocorrências" e consulte todas as suas ocorrências, pode filtrar por departamento, funcionário e data.

 

Se tiver alguma dúvida ou necessitar de mais informações não hesite em nos contactar.

Autor: Wincode
Atualização mais recente: 2018-01-03 12:27


Serviços para recrutamento e publicação de empregos

A Wincode, tendo por base o seu Wportal, disponibiliza aos seus clientes várias soluções para recrutamento e publicação de ofertas de emprego. Estas soluções pretendem responder às mais diversas necessidades técnicas  para que a solução seja devidamente enquadrada nas áreas web dos clientes.

 

 

Assim a Wincode tem à disposição os seguintes serviços:

 

1. Método API - Webservices 

 

Disponibilizamos um serviço para comunicação com a base de dados, os serviços retornam a informação em Json que depois pode ser utilizada da maneira mais conveniente. A documentação e os serviços disponíveis podem ser consultados no seguinte endereço: https://www.wportal.pt/webservice


2. Método iFrame

 

Para este método a Wincode fornece aos seus clientes endereços iFrames, para que possam ser implementados nas suas páginas. Estes iFrames são personalizados por cliente para que o enquadramento seja o mais harmonioso possível. Podem ser encontrados alguns exemplo atravéz do seguinte endereço: https://www.wportal.pt/webservice 


3. Método Subdomínio

 

Atravéz de um subdomínio ou de um diretório fornecido pelo cliente a Wincode implementa o seu portal de empregos (Platoforma Web) com o layout personalizado à medida das necessidades. Esta é a solução mais completa e aconselhável porque toda a estrutura está orientada para a publicação de empregos e recolha de candidatos e candidaturas. Sendo a framework desenvolvida pela Wincode a possibilidade de acontecerem erros ou perda de informação é muito menor. Para consultar um exemplo siga o seguinte endereço: http://empregos.whumanos.com/

 

Autor: Wincode
Atualização mais recente: 2019-04-01 15:56


Internet e Mobilidade » Plataforma MyEscola.pt

Manual CMS Ensino

Instalação:

 

1 - Efetuar o upload dos ficheiros para o servidor.

2 - Abrir e editar o ficheiro "application>config>database.php". Configurar corretamente a ligação à base de dados. É necessário criar a base de dados e dar todas as permissões ao utilizador.
Nota: A aplicação gera as tabelas automáticamente.


Configuração Inicial:

1 - Após efetuar o upload dos ficheiros siga o url da aplicação, deverão aparecer os seguintes conteúdos:

 

2 - Clicar em "Gerar Base de Dados" para que sejam construídas as tabelas.

3 - No passo 2 vamos vamos criar um utilizador para o Estabelecimento de Ensino. Este utilizador é o administrador e será com os dados fornecidos que ele poderá aceder à área reservada de gestão do site.

4 - No último passo vamos configurar o Estabelecimento de Ensino da aplicação.

5 - Após submeter toda a informação com sucesso pode efetuar o login com os dados fornecidos.

Autor: Wincode
Atualização mais recente: 2016-11-22 11:40


Atualizações MyEscola

Versão: V1.6.4 (27-12-2016)

- Possibilidade dos professores e alunos consultarem os "Sumários" através de uma listagem ou através de uma agenda;
- Reformulação do menu "Sumários" na área reservada da Escola:
- Na opção de "Avaliação Periodal" para além do campo nota, aparece agora também o campo resultado.


Versão: V1.6.3 (25-10-2016)

- Possibilidade da escola enviar documentos para a turma, antes só era permitido enviar para disiciplinas;
- Corrigido erro no filtro dos documentos quando se selecionava cursos com códigos em caracteres alfanuméricos;
- O professor Director de Turma pode enviar mensagens para todas as disciplinas no qual ele é o DT;
- Corrigido erro nas mensagens quando o professor responde a um aluno;


Versão: V1.6.2 (10-10-2016)

- Acrescentado a possibilidade de ser efetuado o upload de ficheiros "compress-x-zip" no menu documentos e mensagens;
- Acrescentado cookie no login para não voltar ao "Inserir código de escola" quando browser limpa a sessão ao final de algum tempo de inatividade;
- Corrigido bug na query das matriculas que fazia com que mostrasse todas as disciplinas;
- Na área da Escola foi corrigida a funcionalidade que permite eliminar os documentos;


Versão: V1.6.1 (07-10-2016)

- A tabela do “Horário da Turma” foi melhorada e foi acrescentado um botão de eliminar, caso seja detetada alguma linha errada


Versão: V1.6 (25-09-2016)

- No menu mensagens da área da escola e do professor é possível também selecionar a turma.
- Possibilidade de anexar mais que 1 documento nas mensagens.
- Quando escola anula a disciplina deixa de aparecer a disciplina associada ao aluno.
- Quando o aluno está anulado não deixa o aluno entrar/aceder ao myescola.
- Reformulação do horário do professor, mostra mais que uma disciplina na mesma hora.
- Quando o professor tem só uma turma associada assume logo essa turma.
- Possibilidade de enviar email sempre que se envia uma mensagem nova. (O envio de emails está limitado a 50 destinatários por mensagem e a 300 emails por hora).
- Possibilidade de resposta a uma mensagem.
 


Versão: V1.5 (31-12-2015)

- A escola tem a possibilidade de mostrar ou ocultar a avaliação periodal por período, por defeito não mostra.
- Foram acrescentados campos na avaliação periodal, o aluno pode consultar "aspetos", "dificuldades", "medidas" e "observações" registadas pelas escola.
- A avaliação periodal baseia-se nos campos "nota", "resultado" e "cfreq_aval" por esta ordem de importância. 

 


Versão: V1.4 (29-10-2015)

- A escola tem a opção de ocultar o registo de faltas pelo professor. O professor deixa de poder registar faltas.
- A escola tem a opção de ocultar o registo de avaliação periodal do professor e aluno. O professor deixa de poder registar a avaliação periodal.
- A escola tem a opção de ocultar o registo de notas dos testes. O professor deixa de poder registar as notas dos testes.
- O professor deixa de ter acesso a informação detalhada do aluno nomeadamente a sua morada e contactos.
- Correção de erro na criação de campos na base de dados que impossibilitava o professor de adicionar documentos.

 


 

Versão: V1.3 (15-10-2015)

- Optimização da selecção de Turma, Disciplina, Dia e Hora no professor, grava em memória última seleção.
- Nova funcionalidade: É agora possível a escola e o professor disponibilizarem documentos associados a turmas-disciplinas, podem também criar pastas dentro de cada disciplina e associar documentos.

 


 

 

Autor: Wincode
Atualização mais recente: 2016-12-27 15:36


Manual do Portal MyEscola

  1. Introdução
  2. Acesso ao Portal
  3. Formulário de Login
  4. Recuperação de Password
  5. Portal
    1. Mensagens
    2. Documentos
    3. Escola
    4. Alunos
    5. Professores
    6. Horário
    7. Calendário
    8. Sumários
    9. Classificações
      1. Avaliação
      2. Testes
    10. Faltas
  6. Funcionalidades Exclusivas da Escola
    1. Configurações da Aplicação
    2. Mapas
    3. Inscrição/Reserva de Vaga 

 

1. Introdução

 

O portal MyEscola é uma aplicação online para gestão de informação entre Escola, Professores e Alunos. A informação presente online é constantemente atualizada através de uma sincronização temporizada entre os servidores do estabelecimento de ensino e os servidores web.


 

2. Acesso ao Portal - Código de Estabelecimento de Ensino

 

O "Código de Estabelecimento de Ensino - CEE" é um código alfanumérico sem caracteres especiais e sem espaços que permite identificar o estabelecimento de ensino (base de dados) ao qual o utilizador pretende aceder.

O acesso ao portal MyEscola pode ser efetuado através do endereço http://www.myescola.pt/login ou utilizando um endereço específico previamente definido pelo estabelecimento de ensino. Se o utilizador optar pelo primeiro tipo de acesso deve obrigatóriamente saber qual o seu "CEE" porque o deverá introduzir no formulário apresentado. Se o utilizador optar pelo segundo o método o próprio endereço URL já contém o CEE. (http://www.myescola.pt/login/escola/CEE)


 

3. Formulário de Login

 

O formulário de login apenas aparece se o utilizador colocar o CEE (Código de Estabelecimento de Ensino) correto ou se o endereço personalizado enviado/utilizado pelo estabelecimento de ensino estiver correto. Os dados de login são compostos por um Código de Utilizador e uma Password.

Se o utilizador é um professor o código de utilizador é do tipo email;
Se o utilizador é um aluno o código de utilizador é numérico e coincide com o seu número de inscrição;

A Password é fornecida pelo estabelecimento de ensino e apenas pode ser recuperada se o utilizador o requerer junto da instituição. Em algumas instituições o utilizador poderá redefinir a sua password no primeiro acesso.


 

4. Recuperação de Password


A recuperação de password apenas pode ser efetuada entrando em contacto com o estabelecimento de ensino ou utilizando o endereço de email fornecido na opção de "Recuperar Password". Esta opção encontra-se no formulário de Login após validação o "Código de Estabelecimento de Ensino".


 

5. Portal

 

O acesso ao portal é validado pelo "Código de Estabelecimento de Ensino" pelo "Código de Utilizador" e pela "Password". A combinação destas variáveis permite ao portal saber qual o estabelecimento de ensino a que se está a connectar e que tipo de utilizador é: Professor, Aluno ou Escola. As opções e funcionalidades do portal variam conforme o tipo de utilizador que está a aceder.


 

5.1. Portal - Mensagens

 

Esta funcionlidade permite a troca de mensagens entre professores, alunos e escola com a possibilidade do utilizador poder anexar um ficheiro. As mensagens ocupam elevados recursos no servidor porque é gerado um registo para cada destinatário por isso se o que pretende é enviar um documento ou mensagem genérica, no qual todos os alunos de uma ou mais turmas podem ter acesso então utilize o opção "Documentos".

Escola - Pode enviar mensagens a professores ou alunos. A listagem de professores é completa enquanto que a listagem dos alunos é filtrada por ano e turma podendo depois selecionar cada um dos alunos individualmente.

Professor - Pode enviar mensagens para a escola ou para os seus alunos. Ao compor a mensagem é solicitado o tipo de destinatário (Escola ou Alunos), no caso dos alunos o professor terá que selecionar o ano e turma, e posteriormente os alunos a que deseja enviar a mensagem. Se pretender enviar um documento/mensagem para a turma inteira sugerimos que utilize a opção "Documentos".


Aluno - Pode enviar mensagens para a escola ou para os seus professores. Na composição da mensagem é solicitado o tipo de destinatário, escola ou professores, no caso de professores o aluno terá que selecionar qual o professor.


 

5.2. Portal - Documentos

 

A opção "Documentos" é composta por pastas onde cada pasta corresponde a uma turma/disciplina. Dentro de cada pasta é possível efetuar o carregamento de documentos e mensagens que ficam imediatamente disponíveis para todos os alunos da respectiva turma/disciplina. Existe ainda a possibilidade de criar pastas dentro de cada pasta principal (turma/disciplina), ideal para separar e organizar os conteúdos. Apenas os professores e a escola têm permissão para efetuar o carregamento de documentos e mensagens e todos os alunos da respectiva turma/disciplina têm acesso aos conteúdos.

 


 

5.3. Portal - Escola

 

Informação relativa ao estabelecimento de ensino como por exemplo morada e contactos. Esta opção apenas se encontra disponível na área de alunos e de professores.

 


 

5.4. Portal - Alunos

 

Esta funcionalidade apenas está disponível para a escola e para os professores, no caso da escola a listagem é completa e no caso dos professores apenas aparecem os alunos que lhe estão atríbuidos. Ao clicar na linha do aluno será apresentada a ficha do aluno onde consta a sua morada e contactos.



5.5.
Portal - Professores

 

A listagem dos professores está diponível para a escola e para os alunos, no caso da escola a listagem é completa e no caso dos alunos apenas aparecem os professores que lhe estão atríbuidos. Ao clicar na linha do aluno será apresentada a ficha do professor onde constam a sua morada e contactos, no entanto esta funcionalidade apenas está disponível para a escola.


 

5.6. Portal - Horário

 

Permite a alunos e professores consultarem o seu horário.

 

5.6.1 Alterar/Editar Horários MyEscola (sem sincronização)

 

1.    Selecione o menu “Horários”;
1.2    Para eliminar registos de horários selecione o “Curso-Turma-Disciplina” e clique no botão eliminar na linha correspondente ao Dia e Hora;
1.3    Para adicionar um novo registo de horário clique em “Adicionar Horário” e siga para o passo 2;
1.4    Para editar um horário existente selecione o “Curso-Turma-Disciplina” e clique no botão editar na linha correspondente ao Dia e Hora e siga para o passo 3;

 


2.  Para adicionar um horário deve obrigatoriamente selecionar o “Curso-Turma-Disciplina”, preencher os campos sala, dia da semana e hora e em seguida clicar em “Gravar”.

 

 

3. Para editar um registo de horário já existente edite/altere preferencialmente a Sala, Dia e Hora e clique em “Atualizar”.

 

 




 

5.7. Portal - Calendário

 

O calendário é uma funcionalidade exclusiva a alunos e professores na qual o professor pode marcar eventos como por exemplo datas dos testes ou entregas de trabalhos. As datas/horas disponíveis para marcação são sempre coincidentes com o horário do professor, não é possível a marcação de eventos fora do registo do horário. Os alunos apenas têm a possibilidade de consultar os eventos associados ao seu horário/disciplina.


 

5.8. Portal - Sumários

 

Permite o registo ou consulta de sumários introduzidos pelo professor.

Professor - É o professor que regista o sumário de acordo com o seu horário, apenas pode registar sumários para as turmas e disciplinas correspondentes e disponíveis. Para além do registo do sumário o professor pode ainda registar faltas ou associar um documento. No caso de pretender associar um documento o professor deverá previamente colocar/criar o documento no menu "Documentos" associado à respectiva turma/disciplina, e só depois ficará disponível para associação no sumário.

Aluno - O aluno pode consultar o sumário, saber se lhe foi marcada falta ou se tem alguma documento associado ao sumário.

Escola - A escola pode consultar os sumários sbmetidos pelo professor.


 

5.9. Portal - Classificações

 

O menu "Classificações" divide-se em dois submenus. O menu "Avaliação" é a nota final do período e o menu "Testes" são os resustados dos testes. Ambas as avaliações são registadas pelos respectivos professores.


 

5.9.1 Portal - Classificações - Avaliação

 

A avaliação é a nota final do período e apenas fica disponível assim que a escola der autorização. O professor regista a nota no entanto ela só fica disponível assim que a escola der permissão (Caso esta funcionalidade esteja ativada). Os alunos podem consultar a sua avaliação periodal.


 

5.9.2 Portal - Classificações - Testes

 

O menu "Testes" possibilita aos professores registarem as notas dos testes e aos alunos consultarem a respectiva nota. Para efetuar o registo da nota o professor tem que selecionar a turma, disciplina, data e hora a que decorreu o teste. A nota fica imediatamente disponível na área do aluno.


 

5.10. Portal - Faltas

 

Esta funcionalidade permite ao professor registar e ao aluno consultar as faltas.

Professor - O professor regista a falta conforme o seu horário. A listagem de faltas é a mesma que é registada quando o professor preenche o "Sumário".

Aluno - O aluno consulta as faltas que lhe foram marcadas pelo professor e as faltas que lhe foram marcadas pela secretaria da escola.

 


 

6. Funcionalidades Exclusivas da Escola


A área reservada da Escola é composta pelas mesmas funcionalidades que encontramos na área reservada de professores e alunos, e por funcionalidades exclusivas da escola onde encontramos por exemplo as configurações do portal, os mapas e a consulta de alunos que efetuaram a sua inscrição/reserva de vaga online.


 

6.1. Configurações da Aplicação


As configurações da aplicação podem ser selecionadas clicando no icon do utilizador no canto superior direito.

Configurações - Escola: Nesta opção encontram-se as configuração gerais do portal, o utilizador pode ativar ou desativar funcionalidades, mostrar ou ocultar notas, configurar opções e modalidades de pagamento ou permitir que o aluno altere os seus dados de acesso.

Configurações - Nacionalidades, Concelhos, Freguesias: O utilizador pode configurar as nacionalidades, concelhos e freguesias. Estes dados normalmente já se encontram preenchidos por defeito.

Configurações - Tipos de Faltas: Possibilita a configuração dos tipos de faltas e se a mesma é do tipo justificada ou injustificada. Estes tipos de falta são os que aparecem quando o professor regista uma falta. 


 

6.2. Mapas


Esta opção permite criar formulários personalizados que são depois disponibilizados na área reservada dos alunos e professores para preenchimento.


 

6.3. Inscrição/Reserva de Vaga


Se esta opção estiver ativa os alunos com acesso ao portal podem efetuar a sua inscrição/reserva de vaga para o ano lectivo seguinte. A inscrição/reserva de vaga é um processo passo-a-passo no qual é dada a possibilidade do aluno:

  • Confirmar os dados de inscrição
  • Selecionar o curso e/ou disciplinas no qual se pretende inscrever
  • Anexar documentos
  • Escolher a modalidade de pagamento
  • Mencionar se tem irmãos na mesma instituição.

Para além de ser enviado um email para a escola com os dados de cada inscrição/reserva de vaga, a escola pode consultar esta informação na sua área reservada.

 

O aluno pode reforçar a ideia de que não se quer matricular no estabelecimento de ensino bastando para isso preencher o formulário em que refere essa intenção. Após submeter o formulário o aluno não poderá cancelar ou remover esta intenção, para o fazer terá que contactar o estabelecimento de ensino e esta por sua vez pode eliminar a intenção na área reservada na opção "Reserva de vaga > Alunos n/Pretendem".

 

Pré-Inscrição - Tutorial para encarrregado de educação

 

  1. Aceder à área reservada e efetuar Login com o número de inscrição do aluno e respetiva password:



  2. Após efetuar o Login clique no item “Pré-Inscrição/Reserva de Vaga” no menu do lado esquerdo:



  3. Na página associada à “Pré-Inscrição/Reserva de Vaga selecione uma das duas opções apresentadas. Se pretende efetuar a Pré-Inscrição deve clicar em “Adicionar Inscrição/Reserva”, se não tem intenção em se matricular no próximo ano letivo então deve colocar um visto em “Não tenho intenção de me matricular…” e em seguida clicar em “Enviar informação”. Se optar pela segunda opção não poderá anular a sua intenção, deverá entrar em contacto com o estabelecimento de ensino:



  4. Se optou por “Não tenho intenção de me matricular…” então siga para o item 9. Caso tenho optado por efetuar a “Inscrição/Reserva de Vagaterá que seguir os passos apresentados até submeter toda a informação com sucesso. No primeiro passo são pedidos e confirmados os dados:



  5. No segundo passo é pedida informação do Encarregado de Educação e dos Pais. São também solicitadas outras informações relevantes para a inscrição como por exemplo a modalidade de pagamento ou se tem irmãos na mesma instituição. Indique as opções que pretende e siga para o passo 3:



  6. No terceiro passo deve indicar o ano/curso no qual se pretende inscrever:



  7. No quarto e último passo apenas tem que aceitar os termos e condições e ”Submeter Inscrição/Reserva”:



  8. Após submeter a inscrição é enviado um email como comprovativo, caso não receba o email deve verificar na caixa de correio não solicitado. A inscrição pode sempre ser consultada na área reservada do aluno.



  9. Se optou por “Não tenho intensão de me matricular” após submeter o formulário será enviado um email como comprovativo, caso não receba o email deve verificar na caixa de correio não solicitado.  Para alterar esta intensão deve entrar em contacto com o estabelecimento de ensino.


     

Fim

Autor: Wincode
Atualização mais recente: 2018-03-06 10:29


WSistema

Cópias de Segurança

O que é?

É importante garantirmos sempre que temos um sistema seguro, contudo em caso de falha devemos estar precavidos com cópias dos nossos dados. O WSistema está preparado para fazer cópia da sua base de dados para um local definido por si.

 

Como fazer?

Pode efetuar a cópia de segurança utilizando configurações definidas no sistema ou cópia personalizada. Antes de efetuar uma cópia de segurança deve validar as configurações no WSistema, siga os seguintes passos:

  1. Clique em Configurações e preencha a pasta por deifeito local(1) a subpasta(2), corresponde à estrutura de cópias de segurança que pretende criar e pode ainda adicionar uma palavra-chave(3) para incriptar os seus dados. Poderá ainda adicionar uma localização FTP preenchendo os dados de acesso.


  2. Deverá ainda selecionar quais as siglas que pretende efetuar cópia de segurança frequentemente, para isso, clique em Empresas e selecione a siglas pretendidas. Deverá colocar um visto na mensagem "Incluir esta empresa nas seguranças automáticas". Isto será util para listar todas as siglas automáticamente.


  3. Nestes momento já tem o WSistema totalmente configurado no que diz respeito a cópias de segurança. Ao clicar no menu irá ser exibido a localização de destino e o nº de siglas predifinidas para cópia. Clique em Executar Cópia Segurança Agora e deixe terminar o processo. No final, será exibido um botão para Abrir Localização das cópias de segurança efetuadas.






  4. No caso de desejar fazer uma cópia personalizada, deve clicar na seta do canto direito do botão "Executar Cópia Segurança Agora" e selecionar a opção "Cópia Personalizada".


  5. No quadro seguinte pode selecionar uma ou mais aplicações, que irá filtrar a lista de base de dados a ser exibida no quadro seguinte. Pode ainda selecionar a localização de destino.


  6. Selecione uma ou mais base de dados para efetuar a cópia de segurança.


  7. Será exibida uma listagem com as base de dados selecionadas e aplicações correspondentes. Deve clicar em executar e aguardar que o processo termine.

Autor: Filipe Costa
Atualização mais recente: 2017-11-28 13:41


Configuração Empresa + Siglas

O que é?

Para organizar as suas siglas de trabalho, o WSistema permite a criação de empresas. Estas empresas podem possuir uma ou mais siglas.

 

Como fazer?

  1. Aceda ao WSistema e clique em Empresas. Clique em novo e preencha todos os campos.


  2. Depois de criar a empresa é necessário associar as siglas. Para isso aceda ao separador Siglas e abra a manutenção da sigla que pretende configurar.


Autor: Filipe Costa
Atualização mais recente: 2018-06-30 17:14


Criação de Utilizador

Esta entrada está a ser revista e não pode ser mostrada.

Autor: Rui Maia
Atualização mais recente: 2019-02-08 11:55


Criação de Utilizador

O que é?

Esta funcionalidade permite criar utilizadores na aplicação, esta ferramenta adiciona mais uma forma de segurança à aplicação pois só após esta ação é possível ao utilizador entrar na apliacação.

 

Como fazer?

  1. Abra a aplicação e clique em Utilizadores > Novo.



  2. Abrirá a seguinte janela, o próximo passo será preencher os campos visualizados.




Campos a preencher:

 

Código, introduzir um código para o utilizador que irá ser registado.

Nome, depois de introduzir o código, deverá preencher o nome do utilizador.

Palavra-Chave, neste campo poderá definir uma palavra-chave para o utilizador que está a ser registado.

Perfil, neste campo é possível selecionar um perfil para o utilizador

Empresa Defeito, este campo permite selecionar a sigla que será apresentada assim que o utilizador entre na aplicação WSistema

Utilizador tem acesso a…, nesta tabela é possível selecionar as aplicações Wincode às quais o utilizador que está a ser registado tem acesso

Tipo de Controlo de Acessos

  • Não controla (Acesso Todas)
  • Controla Acessos
  • Controla Restrições

3. Após ter realizado o preenchimento dos campos, basta carregar em Gravar ou Gravar e Fechar.


Autor: Rui Maia
Atualização mais recente: 2019-02-08 12:02


Definições Regionais (Ajuste)

O que é?

As definições regionais do sistema operativo,  podem interferir no bom funcionamento das aplicações Wincode. Assim, devem ser configuradas de forma a baixo descrita.

Como fazer?

Se este problema surgir durante o decurso de uma qualquer aplicação Wincode, e surgir a seguinte mensagem no seu ecran, a aplicação vai, ela própria, fazer as alterações necessárias nas definições regionais do seu sistema operativo.

Pode, se assim o entender, alterar manualmente estas configurações, seguindo os passos seguintes:

     1. Aceda a:

Menu Iniciar / Sistema Windows / Painel de controlo / Relógio e Região / Alterar formatos de data e hora ou número

     2. Na janela seguinte clique em "Definições Adicionais" conforme imagem:

     3. Abre-se uma nova janela onde pode fazer as alterações ao separador decimal para ponto (.) e separador de milhares para espaço ( )

     4. Clique em "Aplicar" e "ok"

  NOTA: Qualquer dúvida que ocorra durante este processo, deverá contatar os nossos serviços de apoio ao Software Wincode através do email suporte@wincode.pt. 

 

Autor:
Atualização mais recente: 2019-06-03 18:17


Internet e Mobilidade » Plataforma Mytoc Online

Manual Mytoc

Instalação:

 

1 - Efetuar o upload dos ficheiros para o servidor.

2 - Abrir e editar o ficheiro "application>config>database.php". Configurar corretamente a ligação à base de dados. É necessário criar a base de dados e dar todas as permissões ao utilizador.
Nota: A aplicação gera as tabelas automáticamente.


Configuração Inicial:

1 - Após efetuar o upload dos ficheiros siga o url da aplicação, deverão aparecer os seguintes conteúdos:

 

2 - Clicar em "Gerar Base de Dados" para que sejam construídas as tabelas.

3 - No passo 2  vamos configurar a empresa do TOC, devem ser introduzidas informações relativas à empresa de contabilidade. No passo seguinte vai ser necessário configurar o utilizador.

4 - No último passo vamos criar um utilizador para a empresa de contabilidade. Este utilizador é o TOC e será com os dados fornecidos que ele poderá aceder à sua área reservada.

5 - Após submeter toda a informação com sucesso pode efetuar o login com os dados fornecidos.

Autor: Wincode
Atualização mais recente: 2016-11-22 11:42


WHumanos - Recursos Humanos » Software

Ferramentas e Equipamentos

 
 

Pergunta:

Como funciona o Sub Módulo de Equipamentos?

Resposta:

Descrição Completa do funcionamento do Módulo de Ferramentas e Equipamentos.



OBJETIVO:

_____________


O Módulo de Equipamentos e Ferramentas é parte integrante do programa WHumanos - Gestão de Recursos Humanos e Trabalho Temporário. Estas funcionalidades disponibilizadas pelo programa permitem gerir de uma forma eficaz os equipamentos entregues aos funcionários para a sua proteção (EPI) ou ainda as ferramentas necessárias para a execução dos trabalhos no seu posto de trabalho, nomeadamente, malas de ferramentas, maquinas individuais de forar, rebarbadeiras, etc.

 

 

 


Gestão do Stock das ferramentas e equipamentos:

_____________________________________________

O responsáveis na empresa pela distribuição e controlo de entrega e gestão destes equipamentos têm aqui uma importante ferramenta para gerir as existências de cada um dos produtos e equipamentos adquiridos pela empresa para estas funções.

O programa efetua o inventário de quantidades por estabelecimento, por local de trabalho, por funcionário, etc. Efetua ainda um extrato detalhado por cada produto de forma a acompanhar todo o seu percurso na empresa, até ao abate.

Desde a compra do produto, à entrega ao funcionário ou ao local de trabalho, até à devolução do mesmo ao stock, todos os estado são rastreados e documentados.

 


Movimentações:

___________________________


 

 

Desde o documento de compra que efetua a entrada do produtos em stock, até à requisição e entrega dos mesmos aos funcionarios, todas estas transações são registadas e geridas.

 

Movimentação inteligente onde o operador acompanha sempre as entradas e saidas dos equipamentos, sabendo a qualquer momento a existencia do produto, assim como quem o tem atribuido ou ainda qual foi a ultima movimentação do mesmo.

 

 

 
É possivel ainda a indicação da composição dos equipamentos, que no caso concreto permite a identificação do conteúdo de uma mala de ferramentas. Despoletando na movimentação uma seleção ao respetivo conteúdo, permitindo a indicação individual de cada peça entrega na mala.

 

MAPAS E LISTAGENS:


As listagens de equipamentos, preços e existência.

 

 

 

 

 

 

_____________________________________________________________________

Resumo:

Acabaram as dores de cabeça para gerir e controlar esta área importante de qualquer empresa.

 

Com este módulo é muito fácil saber:

 

  • Quantos equipamentos temos em stock.
  • Quando e quantos compramos da ultima vez.
  • A quem entregamos.
  • Quantos entregamos.
  • Quem tem neste momento a ferramenta.
  • Qual local trabalho gasta mais de determinado equipamento.
  • etc. etc.

Rápidamente é possivel saber quais os equipamentos e ferramentas que um qualquer funcionario tem ao seu cargo.

 

Implemente já este excelente complemento para a sua empresa. (saber mais ...)

 

Contacte-nos ...

 

 


Wincode - software & contabilidade, S.A.
Rua Dr. Elísio de Castro, nº 70
Apartado 105
4524 - 909 Santa Maria da Feira

Telefones: +351 256 331 450-8
Fax: +351 256 331 459
Email: suporte@wincode.pt
Site: www.wincode.pt

 

Autor: Jose Monteiro
Atualização mais recente: 2016-06-19 22:51


Banco de Horas

 
 

Pergunta:

Como funciona o Banco de Horas?

Resposta:

Descrição pormenorizada da forma de gerir o banco de horas dos funcionários.



OBJETIVO:

_____________


A gestão do banco de horas é parte integrante do programa WHumanos - Gestão de Recursos Humanos e Trabalho Temporário. A funcionalidade está de tal forma integrada com o programa que o operador menos atento não irá encontrar. As dinamicas já existentes no programa para a gestão das horas em falta e as horas extras, enquadram nesta necessidade de gestão dos tempos suplementares que os funcionários trabalham, mas que não lhes são pagos, ficam numa "bolsa" que o funcionario poderá utilizar para periodos que tenha que faltar.

 

 

É um procedimento também utilizado pelas empresas no caso de necessidade de entregar e cumprir prazos das encomendas e precisam de trabalho extraordinário dos funcionários. Estas horas trabalhadas a mais ficam "guardadas" na bolsa do funcionário, quando existe menos trabalho ou o funcionário precisar de faltar, utiliza-as. 

 

No Programa essas horas devem ser classificadas com um tipo de ausência especial "Banco de horas", ver em "Administração --> Tipos de ausência":

 

 

O Operador deve abrir um codigo de tipo de ausencia de "natureza" bolsa de horas, será este o código a utilizar para atribuir, somar ou abater horas à bolsa do funcionário.

 


Como se recolhe horas para o "Banco de Horas"?

_____________________________________________

Já existe uma dinamica no programa para recolher as horas em falta e as ausências do funcionários, essa opção está na "Folha de Ponto", no tabulador "Ausências", assim:

 


Recolha de Horas para o banco de Horas.

____________________________________


 

O Operador deve selecionar na linha do codigo "11" "Banco de Horas" as trabalhadas que o funcionário efetuou a mais.

 

Quando o funcionário quiser descontar horas do seu banco de horas ou a empresa vai utilizar esse banco de horas para compensar horas em falta do funcionário, então será na mesma no tabulador "Ausências", mas nesse caso indicar as horas com sinal negativo (-), assim:

 

 

Neste caso o funcionário desconta 3 horas ao seu Banco de Horas.

 

No quadro das ausências do funcionário é perfeitamente visivel as horas em saldo no banco de horas.

 

 


Todas as listagens de controlo de ausências estão disponiveis para listar e gerir esta informação.

 

 

 

_____________________________________________________________________

Resumo:

O banco de horas dos funcionários é tão simples como gerir um tipo de ausência, no programa de recursos humanos.

 

Com este módulo é muito fácil saber:

 

  • Quantos horas cada funcionário tem no banco de horas.
  • Quando, em que dias e quantas horas somou ou abateu.
  • Abater horas ao banco de forma simples e rápida.
  • Gerir Banco de Horas negativo, neste caso o funcionário deve horas ao banco de horas.
  • Quantas horas do banco de horas foram pagas, quantas foram descontadas.
  • etc. etc.

 

Utilize já esta forma de gerir o banco de horas da sua empresa. (saber mais ...)

 

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Autor: Jose Monteiro
Atualização mais recente: 2016-06-20 00:19


Novas validações DRI

Pergunta: Como processar dias 25 a 30, em folha de ponto de 25/04/2016 a 24/05/2016?

Resposta: Descrição da abordagem do programa a esta temática.

Problema

A folha de ponto da empresa a cada mês começa no dia 25 e vai até o dia 24 do mês seguinte, mas os salários devem legalmente ser processados, desde primeiro dia do mês até o último dia.

 

Exemplo: um funcionário foi admitido no dia 25/04/2016, sendo calculado no sistema ele teria 4 dias, a receber do mês de abril, o que na realidade não existe, pois, o mês de abril já está fechado desde o dia 24/04/2016, então todo o salário do funcionário estaria a ser processado dentro do mês de maio (folha do dia 25/04/2016 até o dia 24/05/2016), esses 30 dias seriam pagos no processamento do mês de maio.

 

Quando ocorre uma admissão, nas condições apresentadas, o cálculo do salário está a ser calculado de forma errada.

 

Legalmente o trabalho do mês de abril tem de ser pago até dia 8 e entregue no DRI até ao dia 10 do mês subsequente. Portanto, se o funcionário foi admitido no dia 25/04/2016, deve-se calcular as remunerações referentes aos dias de abril e efetuar o seu pagamento até ao dia 8 do mês de maio de 2016 e entregar na declaração de DRI desse mês, porém para controlo de ponto pode-se utilizar o período conforme informado, ou seja, de 25/04/2016 a 24/05/2016.

 

Não se pode misturar dados de ponto com a folha de remunerações. Existe por um lado a obrigatoriedade legal que nos obriga a pagar as remunerações do mês no próprio mês, mesmo não sabendo ainda as ocorrências (faltas, horas extras, etc.) entre 25 a 30 do mês que estamos a pagar.

Por outro lado precisamos de tempo para processar a informação do ponto (leia-se, horas de falta, horas extras, prémios, etc.) e temos que considerar para esse efeito períodos de tempo desfasados do inicio de mês e fim do mês, exemplo: do dia 21 ao dia 20 ou então como no exemplo, do dia 25 ao dia 24. Provocamos que as contagens das faltas e horas extras sejam as desse período.

 

Solução

Como trabalhar então esta situação no programa WHUMANOS?

Algumas empresas adotam a regra de não contratar funcionários no final do mês, para evitar de "abrir a folha" para pagamento do funcionário que entrou dia 26/04, pois deve ser pago do dia 25/04 a 30/04, até ao dia 8 do mês de maio. No programa WHumanos - Gestão de Recursos Humanos e Trabalho Temporário isso não necessário.

 

1 - O programa WHumanos conhece esta realidade e então sempre que um funcionário é contratado o sistema valida automáticamente se existem valores a serem pagos no mês em curso mesmo não existindo folha de ponto para esse funcionário. É emitido um alerta para o operador.

 

Que fazer nestes casos?

Embora a folha de ponto esteja “fechada”, nesta altura o mês está ainda em processamento, o operador deve efetuar um recibo para este funcionário com os dias correspondentes ao período de 25 a 30 do mês, tendo em atenção o horário e os valores indicados no contrato. No próximo mês, quando apurar as horas do funcionário, é possível que existam faltas no período já pago (do dia 25 a 30), não tem problema, estas serão descontadas no processamento desse mês.

 

2 - Quando o funcionário termina o contrato ou é despedido, termina o vinculo com a empresa, no mês que estamos a processar? O programa alerta também para estas situações, informa o operador que o vinculo terminou, até porque é necessário calcular os “direitos”, e neste caso deve contabilizar apenas os dias trabalhados nesse mês. Mesmo os que ainda não figuram na folha de ponto, para fechar as contas com funcionário. Não esquecer que estamos todos os meses a pagar do dia 1 a 30 ou 31 e que descontamos as horas em falta e também que não esquecer que já pagamos os primeiros dias do inicio do contrato.

 

3 - Situações a decorrer, em contratos já em curso, em que não se pagou esses dias iniciais, como se explica no ponto 1, como fazer?

Um funcionário entrou a 25 de janeiro, na folha de ponto de 25/01/2016 e 24/02/2016, o funcionário não teve faltas, foi entregue no DRI uma declaração com 30 dias do mês de fevereiro.

Os primeiros 5 dias deviam ter sido informados com mês de referencia anterior, neste caso, janeiro de 2016, mas não foram. Agora, no fim do contrato teremos um problema para abater esses dias, vejamos:

Se o funcionário terminar contrato com a empresa a 28 de abril, como pagar os 4 dias, entre 25 e 28 de abril?

 

1ª opção - Pagar no mês seguinte (maio). Vai dar erro, o funcionário já não está ao serviço da empresa, pois foi comunicada a cessação do vinculo a 28/04/2016. (O DRI não valida, dá erro.).

 

2ª opção - Pagar em maio, mas com a indicação que pertence ao mês anterior (referencia DRI março). Também dará erro, pois já foram comunicados 30 dias referentes ao mês de março.

 

Como Resolver?

Ou se paga a remuneração ao funcionário com um código de abono diferente de "P - remuneração permanente", por exemplo com um código de "6 – Diferenças de vencimento". Neste caso o funcionário será penalizado no nº de dias trabalhados.

 

Ou então, terá de referenciar os dias para o mês de inicio do contrato (janeiro de 2016) ou então terá de se encontrar dias não trabalhados durante o contrato para atribuir. Neste caso a empresa terá de pagar eventualmente coimas e/ou juros.

 

Esta situações terão sempre tendência a ocorrer, enquanto se estiver a processar os vencimentos com o ponto com períodos entre 2 meses. Para funcionar corretamente temos de considerar sempre os dias de trabalho e pagar sempre o mês, desde o dia 1 e o dia 30 ou 31.

 

Resumo

Com as novas validações da Segurança Social relativas à submissao ficheiro DRI, estas situações serão detetadas e consideradas como anomalia grave e o ficheiro não é submetido.

 

Nas dinâmicas para funcionários pagos à hora, como é habitual nas empresa de trabalho temporário, esta situação é ainda mais dificil de gerir, pois os funcionários são pagos pelas horas trabalhadas e não pelo abate das horas de falta no número médio de horas mês.

 

As empresas devem disponibilizar uma especial atenção as estas situações, no inicio do contrato, pois será nesta fase que é possivel começar devidamente as contagens e o pagamento certo das remunerações.

 

Ainda não é utilizador do programa? Saber mais...

 

 

Autor: Jose Monteiro
Atualização mais recente: 2018-03-05 16:27


WHumanos - Recursos Humanos e Salários

 

 

WHUMANOS - Gestão de Recursos Humanos e Salários