Manual do Portal MyEscola

~ 0 min
2018-03-06 10:29
  1. Introdução
  2. Acesso ao Portal
  3. Formulário de Login
  4. Recuperação de Password
  5. Portal
    1. Mensagens
    2. Documentos
    3. Escola
    4. Alunos
    5. Professores
    6. Horário
    7. Calendário
    8. Sumários
    9. Classificações
      1. Avaliação
      2. Testes
    10. Faltas
  6. Funcionalidades Exclusivas da Escola
    1. Configurações da Aplicação
    2. Mapas
    3. Inscrição/Reserva de Vaga 

 

1. Introdução

 

O portal MyEscola é uma aplicação online para gestão de informação entre Escola, Professores e Alunos. A informação presente online é constantemente atualizada através de uma sincronização temporizada entre os servidores do estabelecimento de ensino e os servidores web.


 

2. Acesso ao Portal - Código de Estabelecimento de Ensino

 

O "Código de Estabelecimento de Ensino - CEE" é um código alfanumérico sem caracteres especiais e sem espaços que permite identificar o estabelecimento de ensino (base de dados) ao qual o utilizador pretende aceder.

O acesso ao portal MyEscola pode ser efetuado através do endereço http://www.myescola.pt/login ou utilizando um endereço específico previamente definido pelo estabelecimento de ensino. Se o utilizador optar pelo primeiro tipo de acesso deve obrigatóriamente saber qual o seu "CEE" porque o deverá introduzir no formulário apresentado. Se o utilizador optar pelo segundo o método o próprio endereço URL já contém o CEE. (http://www.myescola.pt/login/escola/CEE)


 

3. Formulário de Login

 

O formulário de login apenas aparece se o utilizador colocar o CEE (Código de Estabelecimento de Ensino) correto ou se o endereço personalizado enviado/utilizado pelo estabelecimento de ensino estiver correto. Os dados de login são compostos por um Código de Utilizador e uma Password.

Se o utilizador é um professor o código de utilizador é do tipo email;
Se o utilizador é um aluno o código de utilizador é numérico e coincide com o seu número de inscrição;

A Password é fornecida pelo estabelecimento de ensino e apenas pode ser recuperada se o utilizador o requerer junto da instituição. Em algumas instituições o utilizador poderá redefinir a sua password no primeiro acesso.


 

4. Recuperação de Password


A recuperação de password apenas pode ser efetuada entrando em contacto com o estabelecimento de ensino ou utilizando o endereço de email fornecido na opção de "Recuperar Password". Esta opção encontra-se no formulário de Login após validação o "Código de Estabelecimento de Ensino".


 

5. Portal

 

O acesso ao portal é validado pelo "Código de Estabelecimento de Ensino" pelo "Código de Utilizador" e pela "Password". A combinação destas variáveis permite ao portal saber qual o estabelecimento de ensino a que se está a connectar e que tipo de utilizador é: Professor, Aluno ou Escola. As opções e funcionalidades do portal variam conforme o tipo de utilizador que está a aceder.


 

5.1. Portal - Mensagens

 

Esta funcionlidade permite a troca de mensagens entre professores, alunos e escola com a possibilidade do utilizador poder anexar um ficheiro. As mensagens ocupam elevados recursos no servidor porque é gerado um registo para cada destinatário por isso se o que pretende é enviar um documento ou mensagem genérica, no qual todos os alunos de uma ou mais turmas podem ter acesso então utilize o opção "Documentos".

Escola - Pode enviar mensagens a professores ou alunos. A listagem de professores é completa enquanto que a listagem dos alunos é filtrada por ano e turma podendo depois selecionar cada um dos alunos individualmente.

Professor - Pode enviar mensagens para a escola ou para os seus alunos. Ao compor a mensagem é solicitado o tipo de destinatário (Escola ou Alunos), no caso dos alunos o professor terá que selecionar o ano e turma, e posteriormente os alunos a que deseja enviar a mensagem. Se pretender enviar um documento/mensagem para a turma inteira sugerimos que utilize a opção "Documentos".


Aluno - Pode enviar mensagens para a escola ou para os seus professores. Na composição da mensagem é solicitado o tipo de destinatário, escola ou professores, no caso de professores o aluno terá que selecionar qual o professor.


 

5.2. Portal - Documentos

 

A opção "Documentos" é composta por pastas onde cada pasta corresponde a uma turma/disciplina. Dentro de cada pasta é possível efetuar o carregamento de documentos e mensagens que ficam imediatamente disponíveis para todos os alunos da respectiva turma/disciplina. Existe ainda a possibilidade de criar pastas dentro de cada pasta principal (turma/disciplina), ideal para separar e organizar os conteúdos. Apenas os professores e a escola têm permissão para efetuar o carregamento de documentos e mensagens e todos os alunos da respectiva turma/disciplina têm acesso aos conteúdos.

 


 

5.3. Portal - Escola

 

Informação relativa ao estabelecimento de ensino como por exemplo morada e contactos. Esta opção apenas se encontra disponível na área de alunos e de professores.

 


 

5.4. Portal - Alunos

 

Esta funcionalidade apenas está disponível para a escola e para os professores, no caso da escola a listagem é completa e no caso dos professores apenas aparecem os alunos que lhe estão atríbuidos. Ao clicar na linha do aluno será apresentada a ficha do aluno onde consta a sua morada e contactos.



5.5.
Portal - Professores

 

A listagem dos professores está diponível para a escola e para os alunos, no caso da escola a listagem é completa e no caso dos alunos apenas aparecem os professores que lhe estão atríbuidos. Ao clicar na linha do aluno será apresentada a ficha do professor onde constam a sua morada e contactos, no entanto esta funcionalidade apenas está disponível para a escola.


 

5.6. Portal - Horário

 

Permite a alunos e professores consultarem o seu horário.

 

5.6.1 Alterar/Editar Horários MyEscola (sem sincronização)

 

1.    Selecione o menu “Horários”;
1.2    Para eliminar registos de horários selecione o “Curso-Turma-Disciplina” e clique no botão eliminar na linha correspondente ao Dia e Hora;
1.3    Para adicionar um novo registo de horário clique em “Adicionar Horário” e siga para o passo 2;
1.4    Para editar um horário existente selecione o “Curso-Turma-Disciplina” e clique no botão editar na linha correspondente ao Dia e Hora e siga para o passo 3;

 


2.  Para adicionar um horário deve obrigatoriamente selecionar o “Curso-Turma-Disciplina”, preencher os campos sala, dia da semana e hora e em seguida clicar em “Gravar”.

 

 

3. Para editar um registo de horário já existente edite/altere preferencialmente a Sala, Dia e Hora e clique em “Atualizar”.

 

 




 

5.7. Portal - Calendário

 

O calendário é uma funcionalidade exclusiva a alunos e professores na qual o professor pode marcar eventos como por exemplo datas dos testes ou entregas de trabalhos. As datas/horas disponíveis para marcação são sempre coincidentes com o horário do professor, não é possível a marcação de eventos fora do registo do horário. Os alunos apenas têm a possibilidade de consultar os eventos associados ao seu horário/disciplina.


 

5.8. Portal - Sumários

 

Permite o registo ou consulta de sumários introduzidos pelo professor.

Professor - É o professor que regista o sumário de acordo com o seu horário, apenas pode registar sumários para as turmas e disciplinas correspondentes e disponíveis. Para além do registo do sumário o professor pode ainda registar faltas ou associar um documento. No caso de pretender associar um documento o professor deverá previamente colocar/criar o documento no menu "Documentos" associado à respectiva turma/disciplina, e só depois ficará disponível para associação no sumário.

Aluno - O aluno pode consultar o sumário, saber se lhe foi marcada falta ou se tem alguma documento associado ao sumário.

Escola - A escola pode consultar os sumários sbmetidos pelo professor.


 

5.9. Portal - Classificações

 

O menu "Classificações" divide-se em dois submenus. O menu "Avaliação" é a nota final do período e o menu "Testes" são os resustados dos testes. Ambas as avaliações são registadas pelos respectivos professores.


 

5.9.1 Portal - Classificações - Avaliação

 

A avaliação é a nota final do período e apenas fica disponível assim que a escola der autorização. O professor regista a nota no entanto ela só fica disponível assim que a escola der permissão (Caso esta funcionalidade esteja ativada). Os alunos podem consultar a sua avaliação periodal.


 

5.9.2 Portal - Classificações - Testes

 

O menu "Testes" possibilita aos professores registarem as notas dos testes e aos alunos consultarem a respectiva nota. Para efetuar o registo da nota o professor tem que selecionar a turma, disciplina, data e hora a que decorreu o teste. A nota fica imediatamente disponível na área do aluno.


 

5.10. Portal - Faltas

 

Esta funcionalidade permite ao professor registar e ao aluno consultar as faltas.

Professor - O professor regista a falta conforme o seu horário. A listagem de faltas é a mesma que é registada quando o professor preenche o "Sumário".

Aluno - O aluno consulta as faltas que lhe foram marcadas pelo professor e as faltas que lhe foram marcadas pela secretaria da escola.

 


 

6. Funcionalidades Exclusivas da Escola


A área reservada da Escola é composta pelas mesmas funcionalidades que encontramos na área reservada de professores e alunos, e por funcionalidades exclusivas da escola onde encontramos por exemplo as configurações do portal, os mapas e a consulta de alunos que efetuaram a sua inscrição/reserva de vaga online.


 

6.1. Configurações da Aplicação


As configurações da aplicação podem ser selecionadas clicando no icon do utilizador no canto superior direito.

Configurações - Escola: Nesta opção encontram-se as configuração gerais do portal, o utilizador pode ativar ou desativar funcionalidades, mostrar ou ocultar notas, configurar opções e modalidades de pagamento ou permitir que o aluno altere os seus dados de acesso.

Configurações - Nacionalidades, Concelhos, Freguesias: O utilizador pode configurar as nacionalidades, concelhos e freguesias. Estes dados normalmente já se encontram preenchidos por defeito.

Configurações - Tipos de Faltas: Possibilita a configuração dos tipos de faltas e se a mesma é do tipo justificada ou injustificada. Estes tipos de falta são os que aparecem quando o professor regista uma falta. 


 

6.2. Mapas


Esta opção permite criar formulários personalizados que são depois disponibilizados na área reservada dos alunos e professores para preenchimento.


 

6.3. Inscrição/Reserva de Vaga


Se esta opção estiver ativa os alunos com acesso ao portal podem efetuar a sua inscrição/reserva de vaga para o ano lectivo seguinte. A inscrição/reserva de vaga é um processo passo-a-passo no qual é dada a possibilidade do aluno:

  • Confirmar os dados de inscrição
  • Selecionar o curso e/ou disciplinas no qual se pretende inscrever
  • Anexar documentos
  • Escolher a modalidade de pagamento
  • Mencionar se tem irmãos na mesma instituição.

Para além de ser enviado um email para a escola com os dados de cada inscrição/reserva de vaga, a escola pode consultar esta informação na sua área reservada.

 

O aluno pode reforçar a ideia de que não se quer matricular no estabelecimento de ensino bastando para isso preencher o formulário em que refere essa intenção. Após submeter o formulário o aluno não poderá cancelar ou remover esta intenção, para o fazer terá que contactar o estabelecimento de ensino e esta por sua vez pode eliminar a intenção na área reservada na opção "Reserva de vaga > Alunos n/Pretendem".

 

Pré-Inscrição - Tutorial para encarrregado de educação

 

  1. Aceder à área reservada e efetuar Login com o número de inscrição do aluno e respetiva password:



  2. Após efetuar o Login clique no item “Pré-Inscrição/Reserva de Vaga” no menu do lado esquerdo:



  3. Na página associada à “Pré-Inscrição/Reserva de Vaga selecione uma das duas opções apresentadas. Se pretende efetuar a Pré-Inscrição deve clicar em “Adicionar Inscrição/Reserva”, se não tem intenção em se matricular no próximo ano letivo então deve colocar um visto em “Não tenho intenção de me matricular…” e em seguida clicar em “Enviar informação”. Se optar pela segunda opção não poderá anular a sua intenção, deverá entrar em contacto com o estabelecimento de ensino:



  4. Se optou por “Não tenho intenção de me matricular…” então siga para o item 9. Caso tenho optado por efetuar a “Inscrição/Reserva de Vagaterá que seguir os passos apresentados até submeter toda a informação com sucesso. No primeiro passo são pedidos e confirmados os dados:



  5. No segundo passo é pedida informação do Encarregado de Educação e dos Pais. São também solicitadas outras informações relevantes para a inscrição como por exemplo a modalidade de pagamento ou se tem irmãos na mesma instituição. Indique as opções que pretende e siga para o passo 3:



  6. No terceiro passo deve indicar o ano/curso no qual se pretende inscrever:



  7. No quarto e último passo apenas tem que aceitar os termos e condições e ”Submeter Inscrição/Reserva”:



  8. Após submeter a inscrição é enviado um email como comprovativo, caso não receba o email deve verificar na caixa de correio não solicitado. A inscrição pode sempre ser consultada na área reservada do aluno.



  9. Se optou por “Não tenho intensão de me matricular” após submeter o formulário será enviado um email como comprovativo, caso não receba o email deve verificar na caixa de correio não solicitado.  Para alterar esta intensão deve entrar em contacto com o estabelecimento de ensino.


     

Fim

Avaliação média: 0 (0 Avaliações)

Não pode comentar este artigo