Criar sub-utilizador para submeter guias

~ 0 min
2016-06-13 23:37

 

Relativamente ao significado do termo subutilizador informamos o seguinte:
Os serviços disponibilizados no Portal das Finanças para os agentes económicos podem ser utilizados por diferentes técnicos na mesma empresa.

Por exemplo, num Banco, o envio da Modelo 10 pode ser efetuado por um técnico, a resposta a penhoras por outro e a participação num leilão de bens penhorados por outro técnico.
Nestas circunstâncias, o administrador da empresa teria que facultar a senha de acesso ao Portal das Finanças a estes três técnicos, não lhe sendo possível saber quem efetuou a respetiva operação.
Para resolver este problema, foi disponibilizada uma funcionalidade no Portal das Finanças:

(Serviços Tributários/Outros Serviços/Gestão de utilizadores) que permite ao detentor do NIF e respetiva senha de acesso, criar um perfil de “subutilizador”.

 

 

 


A cada “subutilizador” pode ser atribuída permissão para efetuar só determinadas operações (perfis).
Por ex: para o contribuinte com o NIF 505089765, os “subutilizadores” serão 505089765/1, 505089765/2, etc. A senha de acesso destes “subutilizadores” é atribuída pelo contribuinte quando cria cada “subutilizador”.
Assim, sugerimos a criação de “subutilizadores”, a quem será atribuído o perfil WFA, e cada “subutilizador” e a respetiva senha de acesso serão colocados no header de segurança do webservice, que envia as faturas de um determinado contribuinte (e não o NIF e a sua senha de acesso).

 

Criação de utilizador no portal das finanças

(obrigatório independentemente do método de submissão)

 

Para que um utilizador possa aceder a área de comunicação, é obrigado a identificar-se previamente com as suas credenciais. Estes acessos devem ser restritos aos responsáveis das entidades, pelo que não deve ser facultada aos colaboradores que não tem obrigação de proceder a estas comunicações.

 

Para prevenir os acessos, deve ser criado no portal das finanças subtilizadores com acessos apenas a esta finalidade de envio de documentos.

 

Como criar?

  1. Entrar no portal das finanças; (www.portaldasfinancas.gov.pt)
  2. Introduzir o NIF e senha de acesso da empresa ou de Empresário em nome individual;
  3. Entrar em empresa ou cidadão e ir a “serviços\outros serviços”;
  4. Em “outros serviços” selecionar a opção “gestão de utilizadores”;
  5. Clicar sobre “criar novo utilizador”;
  6. Introduzir os dados do novo utilizador a autorizar: Nome; criar senha de acesso para o novo utilizador. Selecionar a funcionalidade a autorizar. (para a emissão e comunicação de documentos de transporte selecionar apenas a funcionalidade: “WDT-Comunicação de dados de documentos transporte”;

 

De seguida deve registar este codigo de utilizador que será qualquer coisa como, "508620201/2" e a respetiva password na tabela de empresa do programa de Gestão Administrativa V3, ver manual neste site.

 

 

 

Avaliação média: 0 (0 Avaliações)

Não pode comentar este artigo