Autor: Wincode
Atualização mais recente: 2021-03-09 11:39
Há uma crescente dependência entre as empresas e o mundo tecnológico. Esta constatação é cada vez mais evidente, em algumas situações torna-se mesmo fulcral e essencial ao funcionamento destas.
É justamente aqui que entram os técnicos e profissionais com formação técnica adequada, prestando os serviços necessários que mantêm esse elo forte e em caso quebra, o consertar de imediato.
Normalmente a motivação para efetuar estes contratos é baixa e subvalorizada, quase sempre considerada desnecessária e um gasto possível de cortar.
A paralisação de uma empresa por causa de uma quebra na rede de computadores, uma falha no servidor, uma avaria nos equipamentos, etc. pode causar prejuízos incalculáveis, quebras de produtividade, aumento do stress dos funcionários e até uma eventual perda de negócios ou de clientes.
Quanto custa o tempo de um funcionário parado por avaria ou mal funcionamento do seu posto de trabalho?
As empresas não podem poupar esforços, nem recursos financeiros, para garantir o bom funcionamento dos seus negócios, que atualmente, como sabemos, são extremamente dependentes das tecnologias informáticas.
Além disso, o mundo digital vive um processo de renovação alucinante. A cada dia que passa são lançados novos programas, novas formas de interatividade são criadas e novas necessidades são adquiridas, exigindo a atualização constante dos equipamentos.
Ver exemplo de um contrato WINCODE...
Os técnicos de suporte da Wincode conferem aos clientes apoio na resolução dos seus problemas técnicos conforme o conteúdo do contrato de assistência com o cliente:
Os clientes com contrato de assistência ativo devem ligar diretamente para a empresa e eventualmente para o técnico, se possivel tentaremos resolver o problema ainda durante a chamada. Sempre que possivel deve efetuar o pedido de assistência, submeter uma dúvida ou um problema através do email para software@wincode.pt. (ver informação detalhada)
A WINCODE tem a responsabilidade de dar uma resposta e análise do problema nas primeiras 24 horas ou 48 horas, conforme indicado no contrato de assistência.
A resolução imediata é o nosso primeiro objetivo. Não sendo possivel tentamos que o seja nas primeiras 24 horas seguintes à ocorrência, no máximo nas 72 horas seguintes.
Uma ocorrência pode ser mais ou menos fácil de resolver, em alguns casos a sua resolução pode ser mais complexa ou exigir um diagnóstico mais completo e demorado. Noutros pode haver necessidade de interferência externa ou em que se aguarda equipamentos de substituiçao ou peças para a conclusão da ocorrência, e nestes casos, poderá prolongar mais algum tempo.
Período da Manha: das 09:00H até 12:30,
Período da Tarde: das 14:00 até 18:30
Consultar regras de atendimento das chamadas telefonicas ...
Deve efetuar sempre o pedido de assistência, submeter uma dúvida ou o problema através do email para software@wincode.pt.
Mesmo que comunique o problema através do telefone, não espere que o técnico que o atendeu, lhe resolva o problema ou lhe dê indicações para resolver através do telefone.
Qualquer cliente pode e deve solicitar quaisquer serviços de assistência aos nossos técnicos, teremos todo o interesse e dedicação à resolução do problema. Não havendo contrato, entenda-se, que neste caso, como é óbvio não temos quaisquer obrigação de o fazer. Realçar que os clientes sem contrato ativo, não têm assistência telefónica.
As ocorrências, resolução dos problemas ou esclarecimento de dúvidas não podem ser via telefone. Não se espante se o técnico que o atender lhe der indicação para submeter o problema por email.
A WINCODE não tem obrigação de resolver os problemas destes clientes, mesmo no caso em que estes tenham adquirido o equipamento ou o programa à WINCODE.
Mesmo não existindo contrato, a WINCODE tentará a resolução de qualquer ocorrência participada por estes clientes, mas alertamos que teremos de ser pagos pelos serviços prestados. Existe um entendimento errado, assumido pelos clientes que com a aquisição dos programas obtêm o direito "perpétuo" de assistência aos mesmos. Somos uma empresa comercial, temos de cobrar os nossos honorários pelos serviços que prestamos.
Quaisquer destas solicitações terão resolução imediata ou no mais curto espaço de tempo possível, mas, como é óbvio, os clientes com contrato de assistência têm um grau de prioridade superior e os nossos técnicos seguirão uma ordem tendo em conta o contrato de cliente e a gravidade do problema.
As intervenções serão sempre previamente orçamentadas e pagas antes de serem executadas, o cliente terá sempre de confirmar por email a aceitação do respetivo orçamento.
Todas as intervenções terão ser liquidadas previamente se pretender a deslocação do técnico às suas instalações.
Se optou por trazer o equipamento às nossas instalações, então terá que liquidar a intervenção, quando levantar o equipamento.
WINCODE, SA
Autor: Jose Monteiro
Atualização mais recente: 2018-09-24 11:15
Os contratos de assistência técnica informática são no essencial para assegurar o pleno funcionamento e evolução das soluções informáticas.
Todas as intervenções dos nossos técnicos são sempre orientadas para combater a inoperacionalidade do sistema informático.
Sabemos que quando surge um problema, no equipamento ou no programa, os tempos perdidos a repor a normalidade, as perdas de dados ou o custo da inoperacionalidade da empresa, são realmente importantes. Sim, porque é disso que se trata, quando o sistema informático deixa de funcionar as empresas podem literalmente entram em colapso e colocam em risco o seu normal funcionamento.
Por isso, os nossos contratos não se baseiam apenas nos tempos das intervenções que um técnico executa nas instalações do cliente ou nas nossas instalações quando surge uma avaria ou uma falha no funcionamento de um sistema. Fazemos todo um trabalho de planeamento e acompanhamento de forma prevenir essas paragens, fazer evoluir as soluções e transmitir segurança aos utilizadores.
Nas grandes empresas estes problemas normalmente são resolvidos através de departamentos de informática próprios, com técnicos e quadros próprios. Para as PME a WINCODE funciona como se fosse o seu departamento de informática.
Existe alguma tendência em confundir assistência técnica com um "call center", para o qual se liga, sempre que surgem dúvidas, aguardando uma resposta formatada e previamente planeada. Os nossos serviços estão preparados para uma resolução imediata dos problemas, mas alguns são eventualmente mais complexos e a exigem uma abordagem técnica mais sofisticada.
Consultar regras de atendimento das chamadas telefonicas...
A Wincode assumirá face ao cliente a responsabilidade geral de gestão, organização e coordenação do seu Sistema Informático, conforme contrato detalhado que terá sempre que existir. Entre os serviços a prestar e as tarefas a desempenhar estão nomeadamente as seguintes:
Estão explicitamente excluídos dos contratos de assistência, se tal não tiver sido previamente acordado, todos os serviços, peças ou equipamentos relacionados com:
Autor: Jose Monteiro
Atualização mais recente: 2018-09-24 11:06
Certo dia o gerente de uma empresa, logo pela manhã deparou com uma situação muito crítica na sua empresa o servidor principal não estava a funcionar. Quando se tentava ligar ou reiniciar o mesmo não respondia.
Panico geral na empresa, alguém sabe onde estão os backups?, como vamos trabalhar hoje? Os programas não estão a funcionar, e os dados? as pastas de trabalho estão inacessiveis, etc. etc.
Ligaram de imediato para o técnico de informática, solicitando uma visita urgente à empresa para resolução do problema. Com sorte o técnico, tinha uma vaga na sua agenda e deslocou-se de imediato às instalações da empresa.
Apresentou-se na recepção e foi conduzido à zona do bastidor onde se encontrava o dito servidor.
Retirou da sua mala de ferramentas uma chave de parafusos, abriu a caixa do computador e deteve-se algum tempo a analisar pormenorizadamente o interior do equipamento, por fim retirou da sua mala uma outra chave mais pequena e apertou um parafuso na motherboard (placa principal) do servidor.
Ligou o equipamento que arrancou de imediato, ficando tudo a funcionar bem.
Toda a gente de seguida testou os seus acessos, os dados e os programas, estava realmente tudo bem, "graças a Deus" foi a expressão utilizada por toda a gente.
O gerente da empresa, então apresentou-se e solicitou ao técnico o envio da fatura do serviço e da respetiva intervenção, fazia intenção de pagar de imediato serviço tão eficiente.
Quando recebeu o fatura o gerente da empresa ligou de imediato para o técnico que prestou o serviço, quando este atendeu. o gerente diz-lhe: na fatura que me enviou contém:
1- "Apertar o parafuso da motherboard do servidor" - 1.000,00 €, não acha que isto está mal, por apertar um parafuso levou-me 1000€?, o técnico respondeu que iria enviar outro documento.
Qual não foi o espanto do gerente quando recebeu o novo documento, o mesmo dizia:
1- "Apertar o parafuso da motherboard do servidor" - 1,00 €
2- "Saber qual o parafuso a apertar " - 999,00€
Os técnicos passam muitos dias a estudar as soluções, levam anos a aprender, a desenvolver e a assimilar o funcionamento dos equipamentos, sistemas operativos, programas nas mais variadas formas na perpetiva de resolver os erros e falhas nesses sistemas e assegurar o funcionamento constante das soluções informáticas.
Estes tempos nunca são valorizados na prestação da assistência, por vezes um simples telefonema para o técnico, até às vezes para o telemovel, desbloqueia de imediato uma situação complicada, que sem essa preciosa e sábia ajuda iria eventualmente levar dias a resolver e com as respetivas consequências na dinâmica de trabalho, que cada vez é mais exigente.
Contada de outra forma, em: http://silmoreli.blogspot.pt/2010/12/o-tecnico-em-informatica-e-o-parafuso.html
Algumas vezes é um erro julgar o valor de uma atividade simplesmente pelo tempo utilizado para realizá-la.
Um bom exemplo é o caso do técnico em informática que foi chamado a consertar um computador gigantesco e extremamente complexo que valia 12 milhões de dólares.
Sentado frente ao monitor, o Técnico apertou umas teclas, balançou a cabeça, murmurou algo a si mesmo e desligou o aparelho. Tirou de seu bolso uma pequena chave de fenda e girou uma volta e meia a um minúsculo parafuso. A seguir, religou o computador e verificou o seu perfeito funcionamento.
O presidente da companhia mostrou-se encantado e se dispôs a pagar a conta imediatamente:
- Quanto é que lhe devo? - perguntou.
- São mil dólares pelo serviço efetuado - Respondeu o Técnico.
- Mil dólares? Mil dólares por uns momentos de trabalho? Mil dólares por apertar um simples parafusinho?
Eu sei que meu computador custa 12 milhões de dólares, mas mil dólares é uma quantidade brutal! Efetuarei seu pagamento desde que me envie uma fatura detalhada que justifique a sua cobrança
O técnico confirmou com a cabeça o pedido e foi embora.
Na manhã seguinte, o presidente recebeu a fatura, a leu com cuidado, balançou a cabeça e resolveu pagá-la no ato, sem pestanejar. A fatura dizia:
Detalhe dos serviços prestados:
1) Apertar um parafuso... $ 1 dólar
2) Saber qual parafuso apertar... 999 dólares
Às vezes as pessoas julgam as coisas apenas pela aparência e não pelo conteúdo. Nesse caso a aparência foi de que era apenas um parafusinho a se apertar e nada mais, porém o conteúdo já mostra um cenário diferente e mais completo , de que era sim apenas um parafusinho, porém havia todo um conhecimento técnico para saber qual de tantos parafusos ali existentes apertar para sanar o problema.
Por isso, em qualquer profissão, valorize sempre o conhecimento e competência do profissional ali presente , sua experiência, as horas de estudo e dedicação que a pessoa teve . Aprenda a sempre olhar não só a aparência da situação , mas sim o CONTEÚDO.
Lembrem-se:
Autor: Jose Monteiro
Atualização mais recente: 2018-01-23 17:37
Nas nossas propostas e nos preços apresentados, contêm sempre as condições e prazo de pagamento. As faturas de venda de equipamentos, softwares ou outros bens e serviços, que tenhamos que adquirir aos nossos fornecedores devem ter sempre um prazo de liquidação acordado.
Na adjudicação da proposta ou ainda durante a decisão de compra, os nossos clientes devem verificar e ponderar sobre a forma que pretendem efetuar o pagamento, não existindo outra informação ou solicitação por parte do cliente iremos assumir e respeitar as condições de pagamento indicadas na proposta.
O nosso departamento financeiro terá uma atitude de firmeza com as faturas em atraso. Iremos acionar todos os métodos de pressão de forma a regularizar a situação, conforme se detalha mais adiante.
Também temos que honrar os nossos cumpromissos perante os nossos fornecedores, normalmente de aquisições que efetuamos para satisfazer as necessidades dos nossos clientes.
Clientes com faturas em atraso farão despoletar os mecanismos de pressão à regularização das faturas em atraso, por exemplo:
- Ficar com os serviços suspensos até ser regularizada a conta.
- Suspender, cancelar ou recusar responsabilidades em contas com atraso.
- Não responder aos serviços solicitados, não permitir aceder a atualizações, etc.
Em resumo: Os serviços, registos, contratos, etc. que estiverem com falta de pagamento, serão automáticamente suspensos ou cancelados, com a intenção precisa de pressionar o cliente a liquidar o valor em divida.
As faturas podem liquidadas individualmente através do código e referência multibanco que está impresso na parte inferior esquerda do documento.
Podem ainda ser liquidadas por transferência bancária para os IBANs pré-impressas também no rodapé da fatura.
Ou ainda, se o cliente pretender, através da emissão de cheque à ordem da Wincode, SA.
WINCODE, SA
Autor: Jose Monteiro
Atualização mais recente: 2018-09-24 10:45
Reformulamos o nosso sistema de atendimento, com a contratação da Andreia Ribeiro, desde o final de 2017.
A nossa central de comunicações foi reprogramada de forma a assegurar que as suas chamadas telefónicas sejam sempre atendidas e/ou redirecionadas para o técnico pretendido.
Ativamos um sistema de tickets que gere as solicitações dos clientes, numa plataforma profissional, gerindo os tempos de resposta, os assuntos pedentes, resolvidos, a comunicação e resposta aos clientes, etc.
Reforçamos ainda a equipa de suporte e assistência com a entrada de mais um colaborador, Nuno Amaro.
Mais recentemente substituimos o técnico de suporte a sistemas e equipamentos, contratamos o Couto (Ricardo Pereira).
- O sistema de tickets capta todos os emails enviados para esta conta de email (suporte@wincode.pt).
- Responde automaticamente ao cliente a avisar que foi aberto um ticket e entregue aos técnicos de suporte.
- O cliente é identificado, o sistema agrupa os tickets desta identificação.
- O assunto fica de imediato a contar o tempo para resolução (SLA),
- Durante a resolução, o cliente recebe informações da evolução e do estado do ticket na sua conta do correio.
- Pode interagir com o técnico que está a resolver, respondendo ao email ou efetuando comentários ou sugestões diretamente numa pagina web.
- No final receberá diretamente no email a informação dos trabalhos executados e resultados e eventualmente do encerramento do ticket.
- Nem sempre o técnico está disponivel para atender uma chamada telefonica, este sistema, cria um novo canal que funciona e organiza os fluxos de assistência no departamento.
Como deve criar o email de pedido de assistência, que conteúdos e como descrever o problema:
Em resumo: Assumimos que esta dinâmica de atendimento é para descomplicar. É obvio que não conseguimos atender todos os nossos clientes ao mesmo tempo. Temos mesmo que gerir o nosso tempo, a urgência das ocorrências dos nossos clientes, gerir bem os tempos de resposta que conseguimos dar e também respeitar os tempos acordados com os nossos clientes, o sistema de tickets ajuda a gerir melhor.
Quando o cliente marca o número geral da WINCODE - 256331450, ouvirá uma gravação com um "Bemvindo à WINCODE ..." e de seguida são apresentadas as opções de reencaminhamento automático, deverá marcar os números, com o seguinte critério (pode marcar direto o número do departamento):
Marcar:
[1] Departamento Comercial (256331451).
[2] Departamento Suporte a Sistemas e Equipamentos (256331452).
[3] Departamento Suporte a Software Wincode (256331453).
[4] Departamento WEB e Páginas Internet (256331454).
[5] Departamento de Contabilidade (256331455).
[6] Fornecedores e Contabilidade interna (256331456).
[9] Deixar Mensagem de voz (que será enviada para email para toda a equipa de suporte)
Cada departamento tem normalmente 2 ou mais extensões atribuidas, quando a primeira extensão na sequência de atendimento não atende ou está ocupada, então a central passa automáticamente a chamada para segunda, as extensões tocam em sequência.
A Andreia atende, recebe as indicações que o cliente queira fornecer e regista para os técnicos num sistema de mensagens informáticas interno, tipo "chat", de forma que os técnicos têm de imediato aviso e informação da chamada e do registo. O cliente poderá caso queira, passar já alguma informação sobre o problema, pois o técnico vai ler essa informação.
Caso a Andreia também não atenda, será então despoletada uma gravação de voz, solicitando ao cliente que deixe uma mensagem que será enviada, automáticamente pela central, por email para o técnico que responde na extensão e simultaneamente para o responsável da área.
No email é enviada a origem da mensagem, a data e hora da mesma e em anexo é enviada em formato digital (WAV), a mensagem de voz que o cliente deixou. Ao clicar no ficheiro .wav o técnico ouve de imediato a sua mensagem.
Na gravação de voz deve indicar o seu contacto e o assunto que pretende tratar, desta forma será eventualmente mais rápida a resposta à sua solicitação.
O técnico que pretendia contactar receberá esta informação mesmo que esteja ausente da empresa ou esteja eventualmente com outra chamada em curso, este deverá, assim que lhe for possivel responder à mesma.
Nota: Sabemos que ninguém gosta de falar para um máquina ou até enviar emails, é um pouco uma atitude "impessoal", mas acredite que o sistema funciona e que nós queremos basicamente ouvir o que nos pretendia dizer. Não precisa de explicar tudo, exponha resumidamente o assunto. O mais importante estará conseguido que era informar-nos que está com um problema ou tem um assunto que precisa resolver, certo?
Apesar de tudo, o nosso tempo de resposta é excelente, embora por vezes os nossos clientes entendam que deveriamos estar sempre disponiveis 24/24. Aplicamos a regra do "bom senso", por vezes não é realmente necessária uma intervenção no instante solicitado.
Revisto em, 2019-05-10
Wincode - Software & Contabilidade, S.A.
Rua Dr. Elísio de Castro, nº 70
Apartado 105
4524 - 909 Santa Maria da Feira
Telefones: +351 256 331 450-8
Fax: +351 256 331 459
Email: suporte@wincode.pt
Site: www.wincode.pt
Autor: Jose Monteiro
Atualização mais recente: 2019-05-10 17:52
Versão em Desenvolvimento: V1.3 (13-03-2017)
Versão Atual: V1.2 (05-02-2017)
Na funcionalidade de "Solicitação de Ausências" apenas valida os “Dias úteis disponíveis” se o tipo de ausências for “Férias”. Foi ainda acrescentado o campo “Quantidade de Horas” caso o tipo de “Unidade” da Ausência sejam “Horas”.
Versão: V1.1 (03-01-2017)
Versão Atual: V3.4 (27-06-2014)
Versão Atual: V3.3 (20-05-2014)
Versão Atual: V3.2 (11-02-2014)
Versão: V3.1 (07-02-2014)
Autor: Wincode
Atualização mais recente: 2017-06-14 19:17
Para consultar os serviços siga o seguinte link:
Autor: Wincode
Atualização mais recente: 2018-09-11 18:23
Os acessos ao WPortal dividem-se em cinco tipos e cada um tem configurações e permissões específicas:
Empresa |
Operadores |
Vendedores |
Clientes |
Funcionários |
---|---|---|---|---|
Este é o Super Utilizador do Portal, tem acesso a todas as funcionalidades e informações contidas no site. Este utilizador é criado pela wincode. | Estes utilizadores são os operadores que são abertos e configurados no software. Ficam disponíveis no portal assim que seja efetuada a sincronização. Após sincronizados a empresa tem que atribuir o acesso no portal. | Os vendedores são utilizadores exclusivos do portal, não necessitam de estar abertos e configurados no software. | Acesso ao portal a clientes abertos e configurados no software. Apenas ficam disponíveis no portal assim que a sincronização seja concluída. | Acesso ao portal a funcionários abertos e configurados no software wincode. Apenas ficam disponíveis no portal assim que a sincronização seja concluída |
É através do "Código de utilizador" que o Wportal consegue descobrir o tipo de utilizador que está a efetuar o login. Como tal deve ter em consideração que os emails dos seus utilizadores devem ser únicos e válidos para questões de recuperação de acesssos. Os números de contribuinte também devem ser únicos e válidos pelas mesmas referidas razões:
Empresa | Operadores | Vendedores | Clientes | Funcionários | |
---|---|---|---|---|---|
Código de utilizador: | contribuinte | contribuinte | |||
Quem fornece a password: | gerada pela wincode | empresa, operador | empresa, vendedor | empresa, cliente, operador | empresa, funcionário, operador |
Quem cria o acesso: | wincode | empresa | empresa | empresa | empresa |
Como recuperar o acesso: | solicitar à wincode | solicitar à empresa | solicitar à empresa | formulário de recuperação e envia para o email |
formulário de recuperação e envia para o email |
Empresa | Operadores | Vendedores | Clientes | Funcionários | |
---|---|---|---|---|---|
Mensagens | Sim | Sim | Sim | Sim | Sim |
Blog | Sim | Sim | Sim | Sim | Sim |
Agenda | Sim | Sim | Sim | Sim | Sim |
Visitas | Sim | Sim | Sim | Não | Não |
Atividades | Sim | Sim | Não | Não | Não |
Processos | Sim | Sim | Não | Não | Não |
Clientes | Sim | Sim | Sim | Não | Não |
Funcionários RH | Sim | Sim | - | Não | Não |
Recibos | Sim | Sim | Não | Não | Sim |
Artigos | Sim | Sim | Sim | Sim | Não |
Documentos GA | Sim | Sim | - | Sim | Sim |
Vendedores | Sim | Sim | Não | Não | Não |
Módulo Vendas | Sim | - | Sim | Não | Não |
Módulo Letras | Sim | - | Sim | Não | Não |
Módulo Samsung | Sim | Sim | Sim | Não | Não |
Encontre de seguida a informação sobre configuração de acesso ao WPortal:
Autor: Wincode
Atualização mais recente: 2020-08-04 11:50
É atualmente quase uma obrigatoriedade que as empresas devem assumir como funcionalidade imprescindível para um correto relacionamento com terceiros e para um perfeito fluxo da informação nas orgânicas de uma empresa que se pretende tecnologicamente atualizada.
Com os programas de Gestão a funcionar nos nossos servidores locais, a maioria dos dados contidos nas nossas bases de dados na empresa são necessários comunicar ou disponibilizar a consulta a colaboradores e clientes.
Por questões de segurança não permitimos o acesso às nossas bases de dados diretamente, assim é efetuada uma sincronização dos dados com a internet, para uma base de dados espelho, onde se configura e se permite entre outras funcionalidades a consulta online a esses dados.
Na BD de Whumanos: possibilita o registo de folhas de ponto, a solicitação de férias, comunicação de despesas e ausências. Consulta de recibos de salários, consulta de informação dos clientes. Em Gestão Administrativa: Na sua área reservada o cliente pode ainda consultar faturas, extratos, pendentes de pagamento, submeter encomendas ou pedidos de orçamento à empresa, entre muitas outras funcionalidades.
O cliente tem um único acesso. Para uma melhor integração e interação dos dados dos clientes, o wportal.pt disponibiliza em simultâneo os dados dos clientes do ERP-Gestão Administrativa e também dos clientes de WHumanos das empresas de Trabalho Temporário ou funcionários do RH, ambos os programas têm a gestão de clientes e esses dados são disponibilizados no www.wportal.pt.
A todos os clientes do programa de Gestão Administrativa da Wincode que pretendam ativar uma área reservada de cliente. Os seus clientes podem nesta plataforma, aceder à sua informação na nossa base de dados, consultar informação sobre documentos (faturas, encomendas, orçamentos, etc.) que tenhamos emitido para ele, pode ainda consultar pagamentos pendentes, extrato da sua conta, entre outras coisas.
O wportal.pt é essencial para trabalhar com o módulo de Faturação Eletrónica.
Serve ainda aos clientes do WHumanos da Wincode que pretendam ativar uma área de mobilidade aos seus parceiros e colaboradores. Possibilita o registo de folhas de ponto, a solicitação de férias, comunicação de despesas e ausências por parte dos funcionários, assim como a consulta de recibos de salários, férias e exames médicos. Os clientes, na sua área reservada, se as faturas ao cliente forem efetuadas pelos programas Wincode, o cliente pode ainda consultar esses documentos, extratos, pendentes de pagamento, submeter encomendas ou pedidos de orçamento à empresa, entre muitas outras funcionalidades.
• Interação com os clientes e colaboradores.
• Consulta na web, os documentos eletrónicos, em opção própria para o efeito.
• Consulta e visualização de anexos sincronizados automaticamente para a web.
• Sincronização automática dos documentos para a área reservada do cliente para consulta.
• Área reservada do cliente melhorada, com opção própria para a gestão e consulta destes documentos.
• Disponibilização e receção de comunicação e anexos na área reservada do cliente.
• Consulta de pendentes de pagamento, extrato da conta, documentos emitidos, etc.
• Solicitação de orçamentos e colocação de encomendas.
• Ativação do wportal.pt, preparação e instalação das BD de suporte à plataforma.
• Instalação do programa para efetuar o sincronismo entre a BD local e a web, “WSync”.
• Ativação da área reservada cliente para consulta dos seus dados, (www.wportal.pt).
• Configurar na área reservada a opção de consultar os documentos, extratos, pendentes, etc. (https://www.wportal.pt/).
• Ativação da área de cliente e de funcionário na vertente de Recursos Humanos caso seja cliente da solução WHumanos.
• Poderá eventualmente ser necessário efetuar proposta comercial de aquisição dos serviços, consulte-nos.
• Sincronismo automático de informação para consulta na plataforma.
• Disponibilização ao cliente de um serviço mais completo, com opções de acesso à sua informação sem ter de contatar os nossos serviços administrativos ou comerciais.
• Disponibilidade dos documentos em área reservada, para consulta, a qualquer hora.
• Disponibilizar faturas eletrónicas, os documentos estão também consultáveis no site.
• Agilização da comunicação com o cliente (CRM) e economia nos tempos despendidos.
• Demonstração de uma maior abertura, transparência e profissionalismo.
• Permitir aos colaboradores consultar os recibos, exames médicos e férias, comunicar despesas e ausências, de forma simples e prática, libertando o atendimento.
• Modernização dos métodos e procedimentos na orgânica da empresa.
As soluções Wincode, são implementadas em servidores locais, em estruturas de rede local. Ou em alternativa em servidores alojados em “data centers”. Em ambas as implementações não é possível aceder aos dados de “fora”, por parte da rede pública, para proteção da informação.
Para servir as necessidades de mobilidade da informação e permitir que a mesma seja partilhada, consultada ou retificada pelos nossos parceiros, clientes e colaboradores, elaborou-se uma interface que atualiza a informação para a “nuvem”, neste caso para as bases de dados da plataforma wportal.pt, permitindo aos nossos utilizadores registados consultar essa informação, mediante perfis e definições de acessos previamente definidas e configuradas, na estrutura.
Não será necessário desproteger todas as informações trabalhadas localmente, para disponibilizar consultas concretas a uma parte dessa informação.
O principal objetivo das plataformas de internet é a interação com os clientes, colaboradores, comerciais e até outras entidades através do canal internet. É atualmente quase uma obrigatoridade que as empresas devem assumir como funcionalidade imprescindivel para um correto relacionamento com terceiros e para um perfeito fluxo da informação nas organicas de uma empresa que se pretende tecnologicamente atualizada.
Com os programas de Gestão a funcionar nos nossos servidores locais, a maioria dos dados contidos nas nossas bases de dados na empresa são necessários comunicar ou disponibilizar a consulta a colaboradores e clientes.
Por questões de segurança não permitimos o acesso às nossas bases de dados diretamente, assim é efetuada uma sincronização dos dados com a internet, para uma base de dados espelho, onde se configura e se permite entre outras funcionalidades a consulta online a esses dados, possibilita ainda o registo de folhas de ponto, a solicitação de férias, comunicação de despesas e ausências. Consulta de recibos de salários, consulta de informação dos clientes, na sua area reservada o cliente pode ainda consultar faturas, extratos, pendentes de pagamento, submeter encomendas ou pedidos de orçamento à empresa, entre muitas outras funcionalidades.
O cliente tem um único acesso. Para uma melhor integração e interação dos dados dos clientes, o wportal.pt disponibiliza em simultaneo os dados dos clientes do ERP-Gestão Administrativa e também dos clientes de WHumanos das empresas de Trabalho Temporário, ambos os programas têm a gestão de clientes e esses dados são disponibilizados no www.wportal.pt.
O wportal serve informação a vários tipos de utilizadores, tendo uma organização como a seguir se apresenta:
Autor: Wincode
Atualização mais recente: 2019-09-19 10:42
No Wportal pode, entre outras funcionalidades, consultar as suas ocorrências, acompanhar o estado das mesmas ou saber se ainda quantas horas de assistência já usufrui. De seguida poderá encontrar um pequeno tutorial com os passos necessários para aceder à sua área reservada e poder assim consultar as suas ocorrências:
1. Aceda ao Wportal através do nosso site ou através do seguinte link http://www.wportal.pt/login/empresa/wincode
Irá aparecer o seguinte layout:
2. No formulário de login deve introduzir o código de utilizador que é o número de contribuinte da sua empresa e a respetiva password, se o acesso for válido avance para o passo 4. Se ainda não configurou o seu acesso deve clicar em "Recuperar/Criar Acesso".
3. Para criar o seu acesso introduza no formulário o número de contribuinte da sua empresa. Os dados se acesso serão enviados para a conta de correio associada à sua conta, se não receber nenhum email entre por favor em contacto com a wincode para validar-mos o email. Após receber o email volte novamente ao formuláro de login entre com os dados fornecidos.
4. Após o acesso à área reservada clique no menu "Crm > Ocorrências" e consulte todas as suas ocorrências, pode filtrar por departamento, funcionário e data.
Se tiver alguma dúvida ou necessitar de mais informações não hesite em nos contactar.
Autor: Wincode
Atualização mais recente: 2018-01-03 12:27
A Wincode, tendo por base o seu Wportal, disponibiliza aos seus clientes várias soluções para recrutamento e publicação de ofertas de emprego. Estas soluções pretendem responder às mais diversas necessidades técnicas para que a solução seja devidamente enquadrada nas áreas web dos clientes.
Assim a Wincode tem à disposição os seguintes serviços:
Disponibilizamos um serviço para comunicação com a base de dados, os serviços retornam a informação em Json que depois pode ser utilizada da maneira mais conveniente. A documentação e os serviços disponíveis podem ser consultados no seguinte endereço: https://www.wportal.pt/webservice
Para este método a Wincode fornece aos seus clientes endereços iFrames, para que possam ser implementados nas suas páginas. Estes iFrames são personalizados por cliente para que o enquadramento seja o mais harmonioso possível. Podem ser encontrados alguns exemplo atravéz do seguinte endereço: https://www.wportal.pt/webservice
Atravéz de um subdomínio ou de um diretório fornecido pelo cliente a Wincode implementa o seu portal de empregos (Platoforma Web) com o layout personalizado à medida das necessidades. Esta é a solução mais completa e aconselhável porque toda a estrutura está orientada para a publicação de empregos e recolha de candidatos e candidaturas. Sendo a framework desenvolvida pela Wincode a possibilidade de acontecerem erros ou perda de informação é muito menor. Para consultar um exemplo siga o seguinte endereço: http://empregos.whumanos.com/
Autor: Wincode
Atualização mais recente: 2019-04-01 15:56
Token consentimento para a Fatura Eletrónica:
http://www.wportal.pt/login/token/{empresa}/{token}/contas
empresa - Código da empresa
token - Código token associado ao campo token_contas da tabela contas
Token para consulta/download de documento de Fatura Eletrónica:
http://www.wportal.pt/login/token/{empresa}/{token}/fe
empresa - Código da empresa
token - Código token associado ao campo token_fe da tabela wa_fatura_eletronica
Autor: Wincode
Atualização mais recente: 2019-11-12 16:35
Instalação:
1 - Efetuar o upload dos ficheiros para o servidor.
2 - Abrir e editar o ficheiro "application>config>database.php". Configurar corretamente a ligação à base de dados. É necessário criar a base de dados e dar todas as permissões ao utilizador.
Nota: A aplicação gera as tabelas automáticamente.
Configuração Inicial:
1 - Após efetuar o upload dos ficheiros siga o url da aplicação, deverão aparecer os seguintes conteúdos:
2 - Clicar em "Gerar Base de Dados" para que sejam construídas as tabelas.
3 - No passo 2 vamos vamos criar um utilizador para o Estabelecimento de Ensino. Este utilizador é o administrador e será com os dados fornecidos que ele poderá aceder à área reservada de gestão do site.
4 - No último passo vamos configurar o Estabelecimento de Ensino da aplicação.
5 - Após submeter toda a informação com sucesso pode efetuar o login com os dados fornecidos.
Autor: Wincode
Atualização mais recente: 2016-11-22 11:40
Versão: V1.6.4 (27-12-2016)
- Possibilidade dos professores e alunos consultarem os "Sumários" através de uma listagem ou através de uma agenda;
- Reformulação do menu "Sumários" na área reservada da Escola:
- Na opção de "Avaliação Periodal" para além do campo nota, aparece agora também o campo resultado.
Versão: V1.6.3 (25-10-2016)
- Possibilidade da escola enviar documentos para a turma, antes só era permitido enviar para disiciplinas;
- Corrigido erro no filtro dos documentos quando se selecionava cursos com códigos em caracteres alfanuméricos;
- O professor Director de Turma pode enviar mensagens para todas as disciplinas no qual ele é o DT;
- Corrigido erro nas mensagens quando o professor responde a um aluno;
Versão: V1.6.2 (10-10-2016)
- Acrescentado a possibilidade de ser efetuado o upload de ficheiros "compress-x-zip" no menu documentos e mensagens;
- Acrescentado cookie no login para não voltar ao "Inserir código de escola" quando browser limpa a sessão ao final de algum tempo de inatividade;
- Corrigido bug na query das matriculas que fazia com que mostrasse todas as disciplinas;
- Na área da Escola foi corrigida a funcionalidade que permite eliminar os documentos;
Versão: V1.6.1 (07-10-2016)
- A tabela do “Horário da Turma” foi melhorada e foi acrescentado um botão de eliminar, caso seja detetada alguma linha errada
Versão: V1.6 (25-09-2016)
- No menu mensagens da área da escola e do professor é possível também selecionar a turma.
- Possibilidade de anexar mais que 1 documento nas mensagens.
- Quando escola anula a disciplina deixa de aparecer a disciplina associada ao aluno.
- Quando o aluno está anulado não deixa o aluno entrar/aceder ao myescola.
- Reformulação do horário do professor, mostra mais que uma disciplina na mesma hora.
- Quando o professor tem só uma turma associada assume logo essa turma.
- Possibilidade de enviar email sempre que se envia uma mensagem nova. (O envio de emails está limitado a 50 destinatários por mensagem e a 300 emails por hora).
- Possibilidade de resposta a uma mensagem.
Versão: V1.5 (31-12-2015)
- A escola tem a possibilidade de mostrar ou ocultar a avaliação periodal por período, por defeito não mostra.
- Foram acrescentados campos na avaliação periodal, o aluno pode consultar "aspetos", "dificuldades", "medidas" e "observações" registadas pelas escola.
- A avaliação periodal baseia-se nos campos "nota", "resultado" e "cfreq_aval" por esta ordem de importância.
Versão: V1.4 (29-10-2015)
- A escola tem a opção de ocultar o registo de faltas pelo professor. O professor deixa de poder registar faltas.
- A escola tem a opção de ocultar o registo de avaliação periodal do professor e aluno. O professor deixa de poder registar a avaliação periodal.
- A escola tem a opção de ocultar o registo de notas dos testes. O professor deixa de poder registar as notas dos testes.
- O professor deixa de ter acesso a informação detalhada do aluno nomeadamente a sua morada e contactos.
- Correção de erro na criação de campos na base de dados que impossibilitava o professor de adicionar documentos.
Versão: V1.3 (15-10-2015)
- Optimização da selecção de Turma, Disciplina, Dia e Hora no professor, grava em memória última seleção.
- Nova funcionalidade: É agora possível a escola e o professor disponibilizarem documentos associados a turmas-disciplinas, podem também criar pastas dentro de cada disciplina e associar documentos.
Autor: Wincode
Atualização mais recente: 2016-12-27 15:36
O portal MyEscola é uma aplicação online para gestão de informação entre Escola, Professores e Alunos. A informação presente online é constantemente atualizada através de uma sincronização temporizada entre os servidores do estabelecimento de ensino e os servidores web.
O "Código de Estabelecimento de Ensino - CEE" é um código alfanumérico sem caracteres especiais e sem espaços que permite identificar o estabelecimento de ensino (base de dados) ao qual o utilizador pretende aceder.
O acesso ao portal MyEscola pode ser efetuado através do endereço http://www.myescola.pt/login ou utilizando um endereço específico previamente definido pelo estabelecimento de ensino. Se o utilizador optar pelo primeiro tipo de acesso deve obrigatóriamente saber qual o seu "CEE" porque o deverá introduzir no formulário apresentado. Se o utilizador optar pelo segundo o método o próprio endereço URL já contém o CEE. (http://www.myescola.pt/login/escola/CEE)
O formulário de login apenas aparece se o utilizador colocar o CEE (Código de Estabelecimento de Ensino) correto ou se o endereço personalizado enviado/utilizado pelo estabelecimento de ensino estiver correto. Os dados de login são compostos por um Código de Utilizador e uma Password.
Se o utilizador é um professor o código de utilizador é do tipo email;
Se o utilizador é um aluno o código de utilizador é numérico e coincide com o seu número de inscrição;
A Password é fornecida pelo estabelecimento de ensino e apenas pode ser recuperada se o utilizador o requerer junto da instituição. Em algumas instituições o utilizador poderá redefinir a sua password no primeiro acesso.
A recuperação de password apenas pode ser efetuada entrando em contacto com o estabelecimento de ensino ou utilizando o endereço de email fornecido na opção de "Recuperar Password". Esta opção encontra-se no formulário de Login após validação o "Código de Estabelecimento de Ensino".
O acesso ao portal é validado pelo "Código de Estabelecimento de Ensino" pelo "Código de Utilizador" e pela "Password". A combinação destas variáveis permite ao portal saber qual o estabelecimento de ensino a que se está a connectar e que tipo de utilizador é: Professor, Aluno ou Escola. As opções e funcionalidades do portal variam conforme o tipo de utilizador que está a aceder.
Esta funcionlidade permite a troca de mensagens entre professores, alunos e escola com a possibilidade do utilizador poder anexar um ficheiro. As mensagens ocupam elevados recursos no servidor porque é gerado um registo para cada destinatário por isso se o que pretende é enviar um documento ou mensagem genérica, no qual todos os alunos de uma ou mais turmas podem ter acesso então utilize o opção "Documentos".
Escola - Pode enviar mensagens a professores ou alunos. A listagem de professores é completa enquanto que a listagem dos alunos é filtrada por ano e turma podendo depois selecionar cada um dos alunos individualmente.
Professor - Pode enviar mensagens para a escola ou para os seus alunos. Ao compor a mensagem é solicitado o tipo de destinatário (Escola ou Alunos), no caso dos alunos o professor terá que selecionar o ano e turma, e posteriormente os alunos a que deseja enviar a mensagem. Se pretender enviar um documento/mensagem para a turma inteira sugerimos que utilize a opção "Documentos".
Aluno - Pode enviar mensagens para a escola ou para os seus professores. Na composição da mensagem é solicitado o tipo de destinatário, escola ou professores, no caso de professores o aluno terá que selecionar qual o professor.
A opção "Documentos" é composta por pastas onde cada pasta corresponde a uma turma/disciplina. Dentro de cada pasta é possível efetuar o carregamento de documentos e mensagens que ficam imediatamente disponíveis para todos os alunos da respectiva turma/disciplina. Existe ainda a possibilidade de criar pastas dentro de cada pasta principal (turma/disciplina), ideal para separar e organizar os conteúdos. Apenas os professores e a escola têm permissão para efetuar o carregamento de documentos e mensagens e todos os alunos da respectiva turma/disciplina têm acesso aos conteúdos.
Informação relativa ao estabelecimento de ensino como por exemplo morada e contactos. Esta opção apenas se encontra disponível na área de alunos e de professores.
Esta funcionalidade apenas está disponível para a escola e para os professores, no caso da escola a listagem é completa e no caso dos professores apenas aparecem os alunos que lhe estão atríbuidos. Ao clicar na linha do aluno será apresentada a ficha do aluno onde consta a sua morada e contactos.
A listagem dos professores está diponível para a escola e para os alunos, no caso da escola a listagem é completa e no caso dos alunos apenas aparecem os professores que lhe estão atríbuidos. Ao clicar na linha do aluno será apresentada a ficha do professor onde constam a sua morada e contactos, no entanto esta funcionalidade apenas está disponível para a escola.
Permite a alunos e professores consultarem o seu horário.
1. Selecione o menu “Horários”;
1.2 Para eliminar registos de horários selecione o “Curso-Turma-Disciplina” e clique no botão eliminar na linha correspondente ao Dia e Hora;
1.3 Para adicionar um novo registo de horário clique em “Adicionar Horário” e siga para o passo 2;
1.4 Para editar um horário existente selecione o “Curso-Turma-Disciplina” e clique no botão editar na linha correspondente ao Dia e Hora e siga para o passo 3;
2. Para adicionar um horário deve obrigatoriamente selecionar o “Curso-Turma-Disciplina”, preencher os campos sala, dia da semana e hora e em seguida clicar em “Gravar”.
3. Para editar um registo de horário já existente edite/altere preferencialmente a Sala, Dia e Hora e clique em “Atualizar”.
O calendário é uma funcionalidade exclusiva a alunos e professores na qual o professor pode marcar eventos como por exemplo datas dos testes ou entregas de trabalhos. As datas/horas disponíveis para marcação são sempre coincidentes com o horário do professor, não é possível a marcação de eventos fora do registo do horário. Os alunos apenas têm a possibilidade de consultar os eventos associados ao seu horário/disciplina.
Permite o registo ou consulta de sumários introduzidos pelo professor.
Professor - É o professor que regista o sumário de acordo com o seu horário, apenas pode registar sumários para as turmas e disciplinas correspondentes e disponíveis. Para além do registo do sumário o professor pode ainda registar faltas ou associar um documento. No caso de pretender associar um documento o professor deverá previamente colocar/criar o documento no menu "Documentos" associado à respectiva turma/disciplina, e só depois ficará disponível para associação no sumário.
Aluno - O aluno pode consultar o sumário, saber se lhe foi marcada falta ou se tem alguma documento associado ao sumário.
Escola - A escola pode consultar os sumários sbmetidos pelo professor.
O menu "Classificações" divide-se em dois submenus. O menu "Avaliação" é a nota final do período e o menu "Testes" são os resustados dos testes. Ambas as avaliações são registadas pelos respectivos professores.
A avaliação é a nota final do período e apenas fica disponível assim que a escola der autorização. O professor regista a nota no entanto ela só fica disponível assim que a escola der permissão (Caso esta funcionalidade esteja ativada). Os alunos podem consultar a sua avaliação periodal.
O menu "Testes" possibilita aos professores registarem as notas dos testes e aos alunos consultarem a respectiva nota. Para efetuar o registo da nota o professor tem que selecionar a turma, disciplina, data e hora a que decorreu o teste. A nota fica imediatamente disponível na área do aluno.
Esta funcionalidade permite ao professor registar e ao aluno consultar as faltas.
Professor - O professor regista a falta conforme o seu horário. A listagem de faltas é a mesma que é registada quando o professor preenche o "Sumário".
Aluno - O aluno consulta as faltas que lhe foram marcadas pelo professor e as faltas que lhe foram marcadas pela secretaria da escola.
A área reservada da Escola é composta pelas mesmas funcionalidades que encontramos na área reservada de professores e alunos, e por funcionalidades exclusivas da escola onde encontramos por exemplo as configurações do portal, os mapas e a consulta de alunos que efetuaram a sua inscrição/reserva de vaga online.
As configurações da aplicação podem ser selecionadas clicando no icon do utilizador no canto superior direito.
Configurações - Escola: Nesta opção encontram-se as configuração gerais do portal, o utilizador pode ativar ou desativar funcionalidades, mostrar ou ocultar notas, configurar opções e modalidades de pagamento ou permitir que o aluno altere os seus dados de acesso.
Configurações - Nacionalidades, Concelhos, Freguesias: O utilizador pode configurar as nacionalidades, concelhos e freguesias. Estes dados normalmente já se encontram preenchidos por defeito.
Configurações - Tipos de Faltas: Possibilita a configuração dos tipos de faltas e se a mesma é do tipo justificada ou injustificada. Estes tipos de falta são os que aparecem quando o professor regista uma falta.
Esta opção permite criar formulários personalizados que são depois disponibilizados na área reservada dos alunos e professores para preenchimento.
Se esta opção estiver ativa os alunos com acesso ao portal podem efetuar a sua inscrição/reserva de vaga para o ano lectivo seguinte. A inscrição/reserva de vaga é um processo passo-a-passo no qual é dada a possibilidade do aluno:
Para além de ser enviado um email para a escola com os dados de cada inscrição/reserva de vaga, a escola pode consultar esta informação na sua área reservada.
O aluno pode reforçar a ideia de que não se quer matricular no estabelecimento de ensino bastando para isso preencher o formulário em que refere essa intenção. Após submeter o formulário o aluno não poderá cancelar ou remover esta intenção, para o fazer terá que contactar o estabelecimento de ensino e esta por sua vez pode eliminar a intenção na área reservada na opção "Reserva de vaga > Alunos n/Pretendem".
Fim
Autor: Wincode
Atualização mais recente: 2018-03-06 10:29
O portal MyEscola é uma aplicação online para gestão de informação entre Escola, Professores e Alunos. A informação presente online é constantemente atualizada através de uma sincronização temporizada entre os servidores do estabelecimento de ensino e os servidores web.
Brevemente
Brevemente
Brevemente
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O acesso da escola é efetuado através de um código de utilizador e de uma password ambos fornecidos pela administrador do sitema. O acesso da escola não pode ser recuperado através de email ou através da opção de "Recuperar Acesso" apenas o administrador do sistema pode alterar ou fornecer os dados de acesso.
Após efetuar o login a escola tem acesso a toda a informação de gestão de ensino assim como todas as configurações da aplicação (Para mais informações sobre estas configurações consultar o ponto 12).
A escola tem ainda permissão para aceder à área do Aluno ou do Professor, este acesso é efetuado através da consulta ficha do aluno ou consulta da ficha do professor e clicando no icon que aparece na seguinte imagem:
Após clicar no referido botão e por razões de segurança será solicitada a password que a Escola utiliza para efetuar o login no Myescola. Se a password for inserida corretamente a Escola irá entrar na repspetiva área do Aluno ou Professor.
Nota: Ao entrar na referida área a Escola deve certificar-se que está a utilizar o portal como se trata-se do Aluno ou Professor
Para voltar à área da Escola a Escola deverá clicar no botão "Voltar à Escola" conforme demonstra a seguinte imagem:
Após clicar no referido botão será solicitada a password da Escola acesso ao portal MyEscola. Este botão apenas aparece se o utilizador vier da área da escola.
Brevemente
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Autor: Wincode
Atualização mais recente: 2020-01-30 17:16
É importante garantirmos sempre que temos um sistema seguro, contudo em caso de falha devemos estar precavidos com cópias dos nossos dados. O WSistema está preparado para fazer cópia da sua base de dados para um local definido por si.
Pode efetuar a cópia de segurança utilizando configurações definidas no sistema ou cópia personalizada. Antes de efetuar uma cópia de segurança deve validar as configurações no WSistema, siga os seguintes passos:
Autor: Filipe Costa
Atualização mais recente: 2017-11-28 13:41
Para organizar as suas siglas de trabalho, o WSistema permite a criação de empresas. Estas empresas podem possuir uma ou mais siglas.
Autor: Filipe Costa
Atualização mais recente: 2018-06-30 17:14
Autor: Rui Maia
Atualização mais recente: 2019-02-08 11:55
Esta funcionalidade permite criar utilizadores na aplicação, esta ferramenta adiciona mais uma forma de segurança à aplicação pois só após esta ação é possível ao utilizador entrar na apliacação.
Campos a preencher:
Código, introduzir um código para o utilizador que irá ser registado.
Nome, depois de introduzir o código, deverá preencher o nome do utilizador.
Palavra-Chave, neste campo poderá definir uma palavra-chave para o utilizador que está a ser registado.
Perfil, neste campo é possível selecionar um perfil para o utilizador
Empresa Defeito, este campo permite selecionar a sigla que será apresentada assim que o utilizador entre na aplicação WSistema
Utilizador tem acesso a…, nesta tabela é possível selecionar as aplicações Wincode às quais o utilizador que está a ser registado tem acesso
Tipo de Controlo de Acessos
3. Após ter realizado o preenchimento dos campos, basta carregar em Gravar ou Gravar e Fechar.
Autor: Rui Maia
Atualização mais recente: 2019-02-08 12:02
As definições regionais do sistema operativo, podem interferir no bom funcionamento das aplicações Wincode. Assim, devem ser configuradas de forma a baixo descrita.
Se este problema surgir durante o decurso de uma qualquer aplicação Wincode, e surgir a seguinte mensagem no seu ecran, a aplicação vai, ela própria, fazer as alterações necessárias nas definições regionais do seu sistema operativo.
Pode, se assim o entender, alterar manualmente estas configurações, seguindo os passos seguintes:
1. Aceda a:
Menu Iniciar / Sistema Windows / Painel de controlo / Relógio e Região / Alterar formatos de data e hora ou número
2. Na janela seguinte clique em "Definições Adicionais" conforme imagem:
3. Abre-se uma nova janela onde pode fazer as alterações ao separador decimal para ponto (.) e separador de milhares para espaço ( )
4. Clique em "Aplicar" e "ok"
NOTA: Qualquer dúvida que ocorra durante este processo, deverá contatar os nossos serviços de apoio ao Software Wincode através do email suporte@wincode.pt.
Autor:
Atualização mais recente: 2019-06-03 18:17
Instalação:
1 - Efetuar o upload dos ficheiros para o servidor.
2 - Abrir e editar o ficheiro "application>config>database.php". Configurar corretamente a ligação à base de dados. É necessário criar a base de dados e dar todas as permissões ao utilizador.
Nota: A aplicação gera as tabelas automáticamente.
Configuração Inicial:
1 - Após efetuar o upload dos ficheiros siga o url da aplicação, deverão aparecer os seguintes conteúdos:
2 - Clicar em "Gerar Base de Dados" para que sejam construídas as tabelas.
3 - No passo 2 vamos configurar a empresa do TOC, devem ser introduzidas informações relativas à empresa de contabilidade. No passo seguinte vai ser necessário configurar o utilizador.
4 - No último passo vamos criar um utilizador para a empresa de contabilidade. Este utilizador é o TOC e será com os dados fornecidos que ele poderá aceder à sua área reservada.
5 - Após submeter toda a informação com sucesso pode efetuar o login com os dados fornecidos.
Autor: Wincode
Atualização mais recente: 2016-11-22 11:42
Autor: Jose Monteiro
Atualização mais recente: 2016-06-19 22:51
Autor: Jose Monteiro
Atualização mais recente: 2016-06-20 00:19
A folha de ponto da empresa a cada mês começa no dia 25 e vai até o dia 24 do mês seguinte, mas os salários devem legalmente ser processados, desde primeiro dia do mês até o último dia.
Exemplo: um funcionário foi admitido no dia 25/04/2016, sendo calculado no sistema ele teria 4 dias, a receber do mês de abril, o que na realidade não existe, pois, o mês de abril já está fechado desde o dia 24/04/2016, então todo o salário do funcionário estaria a ser processado dentro do mês de maio (folha do dia 25/04/2016 até o dia 24/05/2016), esses 30 dias seriam pagos no processamento do mês de maio.
Quando ocorre uma admissão, nas condições apresentadas, o cálculo do salário está a ser calculado de forma errada.
Legalmente o trabalho do mês de abril tem de ser pago até dia 8 e entregue no DRI até ao dia 10 do mês subsequente. Portanto, se o funcionário foi admitido no dia 25/04/2016, deve-se calcular as remunerações referentes aos dias de abril e efetuar o seu pagamento até ao dia 8 do mês de maio de 2016 e entregar na declaração de DRI desse mês, porém para controlo de ponto pode-se utilizar o período conforme informado, ou seja, de 25/04/2016 a 24/05/2016.
Não se pode misturar dados de ponto com a folha de remunerações. Existe por um lado a obrigatoriedade legal que nos obriga a pagar as remunerações do mês no próprio mês, mesmo não sabendo ainda as ocorrências (faltas, horas extras, etc.) entre 25 a 30 do mês que estamos a pagar.
Por outro lado precisamos de tempo para processar a informação do ponto (leia-se, horas de falta, horas extras, prémios, etc.) e temos que considerar para esse efeito períodos de tempo desfasados do inicio de mês e fim do mês, exemplo: do dia 21 ao dia 20 ou então como no exemplo, do dia 25 ao dia 24. Provocamos que as contagens das faltas e horas extras sejam as desse período.
Algumas empresas adotam a regra de não contratar funcionários no final do mês, para evitar de "abrir a folha" para pagamento do funcionário que entrou dia 26/04, pois deve ser pago do dia 25/04 a 30/04, até ao dia 8 do mês de maio. No programa WHumanos - Gestão de Recursos Humanos e Trabalho Temporário isso não necessário.
1 - O programa WHumanos conhece esta realidade e então sempre que um funcionário é contratado o sistema valida automáticamente se existem valores a serem pagos no mês em curso mesmo não existindo folha de ponto para esse funcionário. É emitido um alerta para o operador.
Embora a folha de ponto esteja “fechada”, nesta altura o mês está ainda em processamento, o operador deve efetuar um recibo para este funcionário com os dias correspondentes ao período de 25 a 30 do mês, tendo em atenção o horário e os valores indicados no contrato. No próximo mês, quando apurar as horas do funcionário, é possível que existam faltas no período já pago (do dia 25 a 30), não tem problema, estas serão descontadas no processamento desse mês.
2 - Quando o funcionário termina o contrato ou é despedido, termina o vinculo com a empresa, no mês que estamos a processar? O programa alerta também para estas situações, informa o operador que o vinculo terminou, até porque é necessário calcular os “direitos”, e neste caso deve contabilizar apenas os dias trabalhados nesse mês. Mesmo os que ainda não figuram na folha de ponto, para fechar as contas com funcionário. Não esquecer que estamos todos os meses a pagar do dia 1 a 30 ou 31 e que descontamos as horas em falta e também que não esquecer que já pagamos os primeiros dias do inicio do contrato.
3 - Situações a decorrer, em contratos já em curso, em que não se pagou esses dias iniciais, como se explica no ponto 1, como fazer?
Um funcionário entrou a 25 de janeiro, na folha de ponto de 25/01/2016 e 24/02/2016, o funcionário não teve faltas, foi entregue no DRI uma declaração com 30 dias do mês de fevereiro.
Os primeiros 5 dias deviam ter sido informados com mês de referencia anterior, neste caso, janeiro de 2016, mas não foram. Agora, no fim do contrato teremos um problema para abater esses dias, vejamos:
Se o funcionário terminar contrato com a empresa a 28 de abril, como pagar os 4 dias, entre 25 e 28 de abril?
1ª opção - Pagar no mês seguinte (maio). Vai dar erro, o funcionário já não está ao serviço da empresa, pois foi comunicada a cessação do vinculo a 28/04/2016. (O DRI não valida, dá erro.).
2ª opção - Pagar em maio, mas com a indicação que pertence ao mês anterior (referencia DRI março). Também dará erro, pois já foram comunicados 30 dias referentes ao mês de março.
Ou se paga a remuneração ao funcionário com um código de abono diferente de "P - remuneração permanente", por exemplo com um código de "6 – Diferenças de vencimento". Neste caso o funcionário será penalizado no nº de dias trabalhados.
Ou então, terá de referenciar os dias para o mês de inicio do contrato (janeiro de 2016) ou então terá de se encontrar dias não trabalhados durante o contrato para atribuir. Neste caso a empresa terá de pagar eventualmente coimas e/ou juros.
Esta situações terão sempre tendência a ocorrer, enquanto se estiver a processar os vencimentos com o ponto com períodos entre 2 meses. Para funcionar corretamente temos de considerar sempre os dias de trabalho e pagar sempre o mês, desde o dia 1 e o dia 30 ou 31.
Com as novas validações da Segurança Social relativas à submissao ficheiro DRI, estas situações serão detetadas e consideradas como anomalia grave e o ficheiro não é submetido.
Nas dinâmicas para funcionários pagos à hora, como é habitual nas empresa de trabalho temporário, esta situação é ainda mais dificil de gerir, pois os funcionários são pagos pelas horas trabalhadas e não pelo abate das horas de falta no número médio de horas mês.
As empresas devem disponibilizar uma especial atenção as estas situações, no inicio do contrato, pois será nesta fase que é possivel começar devidamente as contagens e o pagamento certo das remunerações.
Ainda não é utilizador do programa? Saber mais...
Autor: Jose Monteiro
Atualização mais recente: 2018-03-05 16:27
WHUMANOS - Gestão de Recursos Humanos e Salários